Mazagão Velho se enche de fé e cores na véspera da batalha entre mouros e cristãos
- svioalmd4
- 25 de jul.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Às vésperas da mais esperada encenação da Festa de São Tiago, que acontece nesta sexta-feira, 25, Mazagão Velho se transforma com a devoção dos moradores. As ruas e fachadas das casas ganham ornamentos nas cores vermelha, amarela, azul e branca — símbolos de São Tiago e São Jorge. É o povo dando forma à fé em um dos maiores eventos culturais e religiosos do Amapá, que, este ano, celebra 248 anos de tradição.

Além da beleza visual, a preparação carrega emoção e orgulho para famílias inteiras que vivem intensamente cada momento do festejo. A professora Lucimar Pimentel, devota e moradora da comunidade, compartilha a alegria de ver, mais uma vez, um membro da sua família representando São Tiago.
"A participação de um familiar nosso tem um significado enorme. Toda a família fica feliz e vive esse momento com muita expectativa, porque a escolha é feita por sorteio. Eles são associados e fazem parte dos Cavaleiros de São Tiago. Em 2019, foi o meu sobrinho Paulo; em 2024, foi o meu irmão Admiros Pimentel; e, neste ano, tivemos a bênção do meu sobrinho Abel Pimentel, que foi sorteado em agosto. Para a nossa alegria, são dois anos consecutivos com representantes da família. É uma emoção atrás da outra. Hoje é o grande dia. O Abel vai interpretar a figura de São Tiago, um papel muito desejado por todos os cavaleiros. É algo de extrema importância. Estou muito emocionada e espero, em nome de Jesus, que ele consiga representar com fé, respeito e dignidade todos os mazaganenses. Venha para Mazagão Velho! Ainda dá tempo! Participe deste evento tão importante, o maior evento cultural do estado do Amapá. Venha prestigiar conosco. Te manda pra Mazagão Velho!”
A ornamentação é mais do que beleza: é a expressão viva da fé e da identidade de um povo que mantém acesa, geração após geração, a chama da tradição mazaganense.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários