Luau da Samaúma 2025 terá duas edições com cultura, gastronomia e empreendedorismo em Macapá
- perolapedrosa7
- 21 de out.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

A Temporada 2025 do Luau da Samaúma já tem data marcada, as edições acontecem nos dias 7 de novembro e 5 de dezembro, na Praça da Samaúma, em frente à sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Amapá (PGJ), em Macapá. O evento reunirá atrações culturais, experiências gastronômicas, economia criativa, ações de empreendedorismo local e oficinas de Mini Chef.
Os preparativos para a nova temporada foram discutidos nesta segunda-feira (20) entre representantes do Sebrae, do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e do Governo do Estado (GEA), que alinharam detalhes sobre o formato e a programação. A iniciativa tem como proposta fortalecer o turismo, valorizar o talento de empreendedores locais e oferecer ao público momentos de lazer e convivência sob a tradicional Samaúma, símbolo do projeto.
A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, explicou que durante a reunião foram definidos os empreendedores do segmento da gastronomia, economia criativa, artesanato e a programação cultural, e também falou da novidade que este ano terá empresas do Sebrae Amapá participando da programação.
“Estamos fechando aqui toda a programação do Luau da Samaúma, que é um evento já tradicional, do calendário de eventos de economia criativa, de cultura, de aproximação com a comunidade. É um evento do Ministério Público, que tem o apoio do Sebrae e do Governo do Amapá. A reunião foi para a gente fechar a quantidade de empreendedores, da gastronomia, da economia criativa, do artesanato. Esse ano também teremos uma novidade, que são as empresas do Sebrae Amapá e também a programação cultural, os licenciamentos e tudo que diz respeito a esse grande evento, que esse ano vão ser duas edições”, disse Cavalcante.

Para o procurador-geral de justiça do MP-AP, Dr. Alexandre Monteiro, o evento tradicional no estado além de oferecer lazer impulsiona a economia e proporciona uma programação familiar.
“É um evento muito importante de planejamento por esse evento, que já é tradicional aqui no Estado, o Luau da Samaúma, onde o Ministério Público, juntamente com vários parceiros, dentre os quais o Sebrae, o Governo do Estado, Secretaria Estadual de Cultura e empreendedorismo, oferece à população um momento de lazer, de entendimento, favorecendo a economia também do Estado, e uma oportunidade para que as famílias venham, se divirtam numa programação diferente aqui do nosso Estado”, reforçou Monteiro.
Nas duas edições do evento o Sebrae será responsável pela organização e montagem da estrutura dos espaços “Gastronomia” e “Economia Criativa”, pela realização das oficinas “Mini Chef” e “Moda Autoral”, além da capacitação dos empreendedores participantes.
O Governo do Estado será responsável pela mobilização e organização dos expositores, vendedores e empreendedores que participarão da feira de artesanato e atrações culturais, e garantir a limpeza e a manutenção da praça durante os dias de realização do evento.




Comentários