Janete Carvalho
![](https://static.wixstatic.com/media/47dbb6_fc4fb1e0b80044d19f83b125299179ba~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_724,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/47dbb6_fc4fb1e0b80044d19f83b125299179ba~mv2.jpeg)
O lançamento da obra “Região das Guianas: Território, História e Cultura”, assinada pelos geógrafos e pesquisadores Gutemberg de Vilhena Silva e Clícia Di Miceli, ocorreu na manhã desta sexta-feira (20). A obra conta com imagens registradas pelo fotógrafo Gabriel Flores, resultado de viagens por vários países e uma celebração do rico patrimônio histórico e cultural das Guianas.
A autora Clícia Di Miceli ressaltou como surgiu a ideia de escrever o livro.
“Nós somos dois geógrafos professores e nós nos reencontramos num programa de mestrado, e dali, na troca de informação sobre o meu objeto de pesquisa, ele fez o convite para seguirmos numa expedição, isso em 2017, que eu levantaria os dados para a minha pesquisa e, por sua vez, ele levantaria dados de temas que interessavam como relação de fronteira, geopolítica e tudo mais. Então, a partir desse start, a gente montou a primeira expedição, que foi em 2017, e passamos a escrever essa obra. Só que cada vez que a gente avançava, a gente sentia a necessidade de aprofundar mais algumas informações. Então, com isso, a gente fez um total de quatro expedições circulando toda a região das Guianas, que é o que a gente traz de informação nessa obra que a gente lança agora.”
Gutemberg Silva destacou que a obra é uma forma de contribuir com a comunidade para o conhecimento histórico e cultural das regiões de fronteira.
“O que a gente faz na obra é trazer um pouco das nossas experiências de pesquisa e também de vivência como geógrafos em cinco grandes temas, que é história, um pouco da história da região, uma história complexa, mas a gente faz uma linha do tempo de aspectos que são de destaque na região e que têm a ver com a chegada dos imigrantes, os primeiros povos originários, aí em seguida os exploradores e por aí vai até o hoje, quando a região fica mais complexa com a vinda de povos do Caribe. A gente fala da natureza, a gente fala da economia, a gente fala dos transportes e fecha com cultura. Então a gente traz, seria uma amostra do que é esse universo amazônico que pouca gente conhece chamado de região das Guianas. Que é região das Guianas? É uma parte da Amazônia pouco conhecida na literatura internacional, e essa é a nossa contribuição.”
O governador do Amapá, Clécio Luis, esteve presente no lançamento do livro. Para ele, a obra é um exemplo de como as tradições mantêm essa aproximação entre o Amapá e a Guiana.
“Aqui tem muitas coisas que vão nos levar a conhecer mais toda essa região da Guiana que nós estamos inseridos e vai também fazer a gente compreender coisas de muita gente. A nossa musicalidade é um exemplo, que fizeram parte musical dos nossos compositores que a gente não sabia direito de onde vinham, e esse livro vai esclarecer.”
Os autores Gutemberg de Vilhena Silva é pesquisador e professor na Unifap, além de diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap). Já Clícia Di Miceli é professora/educadora, servidora pública, produtora cultural e, atualmente, responsável pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Comments