Justiça do Amapá realiza 20ª Semana Nacional da Conciliação
- jamilemoreira6
- há 1 minuto
- 2 min de leitura
Brenda Soares*

No período de 3 a 7 de novembro, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) promove a 20ª edição da Semana Nacional da Conciliação. A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de todo o país, e tem como objetivo incentivar a resolução de conflitos de forma consensual e ágil, com foco na celebração de acordos judiciais e extrajudiciais.
Com o tema "Conciliar é Legal", os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) realizam um mutirão, que intensifica as audiências conciliatórias.
Estabelecer uma semana para promover a resolução de conflitos por meio do diálogo é uma forma de desenvolver a cultura da paz em demandas judiciais, destaca Jessyca Azulay, secretária do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP.
“É uma semana instituída pelo CNJ, para todo o Poder do Judiciário, para que possamos trabalhar com as partes, levar essa cultura de paz, traçar esse diálogo assertivo, essa escuta ativa, essa construção colaborativa entre os envolvidos em um conflito. A nossa expectativa é que as partes consigam dialogar com aquela figura do terceiro neutro que vai estar lá facilitando esse diálogo e que juntos eles possam construir um acordo e resolver não apenas uma demanda, mas restaura relacionamentos, que é o nosso objetivo principal”.

Além das atividades realizadas pelos Cejuscs em Macapá, o Tribunal destaca a importância de levar a política de conciliação a lugares mais distantes, conforme ressaltou a Supervisora do Programa Conciliação Itinerante, Patrícia Andrade.
“Trabalhamos o ano inteirinho a Conciliação Itinerante levando a cultura da paz em lugares mais difíceis ao acesso. Então, a expectativa é de que o programa da Conciliação Itinerante continue atuando e continue com esse número positivo, para que a gente possa, através de um diálogo, através de uma conversa, trazer para dentro do processo uma solução daquela demanda que já está tramitando dentro da unidade.

A programação conta com o trabalho de magistradas e magistrados, servidoras e servidores da Justiça Estadual nas comarcas amapaenses. Para participar, os interessados devem procurar a unidade do TJAP onde o processo está em andamento.
*Estagiária sob supervisão
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
