top of page
720X450.gif
Buscar

Justiça do Amapá acompanha ensino de socioeducandos no Cesein

  • svioalmd4
  • 25 de set.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de set.

Janete Carvalho

Cesein
O encontro acompanhou a rotina escolar de adolescentes em medida socioeducativa, reforçando o compromisso do Judiciário com a educação e a reinserção social
O encontro acompanhou a rotina escolar de adolescentes em medida socioeducativa, reforçando o compromisso do Judiciário com a educação e a reinserção social

O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), por meio do Juizado da Infância e Juventude, realizou nesta quinta-feira (25) uma visita institucional à Escola Elcy Lacerda, localizada no Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein), no Centro de Macapá.


A atividade foi conduzida pela juíza titular, Laura Costeira, como continuidade da Inspeção Judicial de agosto de 2025. O encontro teve como objetivo acompanhar a rotina escolar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, reforçando o compromisso do Poder Judiciário com a educação, a reinserção social e a garantia de direitos.


“A ideia da reunião de hoje é conversar com a secretária para que nós do Juizado da Infância, junto com o Núcleo de Internação e a escola Eucy Lacerda, por meio da Secretaria de Educação, possamos garantir um ensino de qualidade e principalmente para que o adolescente quando saia daqui pegue esse gosto pelo estudo e continue estudando lá fora. Essa escola a gente já acompanha há cinco anos, já conseguiu muitos avanços, porque eu costumo dizer que não é porque ela é aqui dentro do núcleo que não tem que ter as mesmas condições de qualquer escola lá fora, até para que o aluno que está aqui entenda que quando ele sair, vai ter um ensino de qualidade. Aqui nós temos professores altamente qualificados, que têm essa dedicação própria para essa peculiaridade da situação em que o adolescente está passando. E a gente verifica, sim, que tem todas as condições de fornecer um ensino ainda melhor do que já é fornecido”.

A secretária de Estado da Educação (Seed), Sandra Casimiro, ressaltou que o Governo do Estado mantém contato permanente com o Poder Judiciário para, cada vez mais, aperfeiçoar o atendimento aos socioeducandos.


“Aqui a gente tem um trabalho diferenciado com professores que passam por formações voltadas para atendimento desta peculiaridade e cada vez mais estamos aumentando o investimento na parte pedagógica, na parte de alimentação. Então, quanto mais alunos, mais o valor da alimentação aumenta, contudo, nós não queremos ter mais alunos, ao contrário, queremos que os alunos saiam daqui e ingressem também nas escolas regulares fora, aqui dessa dessa forma estamos estudando melhorias para cada vez mais aumentar esse valor per capita para os alunos que aqui estão mas também aumentando as possibilidades de atendimento, a nossa próxima ação vai ser a jornada estendida aqui para que esse aluno tenha tanto atividades de sala de aula e também fora, aqui já tem projetos de música agora estamos implementando mais atividades com jogos com atividades que venham na verdade fortalecer todo esse processo”.

36 socioeducandos estudam em dois turnos, com acesso a disciplinas regulares e projetos como robótica, música e artesanato
36 socioeducandos estudam em dois turnos, com acesso a disciplinas regulares e projetos como robótica, música e artesanato

Atualmente, 36 socioeducandos participam das atividades escolares em dois turnos, manhã e tarde, cursando o Ensino Fundamental e Médio. Além das disciplinas regulares, a escola desenvolve diversos projetos complementares, como aulas de robótica, música, pintura, artesanato, entre outros.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page