Jovem amapaense vai representar o Brasil na ExpoFavela Paris 2025
- Jolinda Ferreira
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

A estudante e empreendedora Alice dos Santos Reis, de 18 anos, do Instituto Federal do Amapá (IFAP), é uma das palestrantes confirmadas na ExpoFavela Paris 2025, que será realizada nos dias 4 e 5 de julho, na França. Fundadora da empresa Entre Dois Hemisférios, ela foi revelada na edição estadual da ExpoFavela e se destacou pelo trabalho voltado à educação, cultura e empreendedorismo.
Com uma proposta inovadora, Alice Reis criou um empreendimento que transforma caroço de açaí, resíduo abundante e de descarte problemático na região, em cosméticos artesanais. A jovem participa da mesa “Empreender do Norte ao Sul do Brasil”, no dia 4 de julho, das 12h às 13h, onde levará ao público internacional sua trajetória de superação e inovação, representando a força da juventude periférica do Norte do Brasil.

Segundo Alice Reis, a ideia do projeto nasceu dentro do próprio IFAP, com o propósito de reaproveitar o caroço de açaí de forma sustentável, ecológica e economicamente viável. Ela explica que tudo começou com a observação do problema do descarte inadequado desse resíduo no estado, o que motivou a busca por uma solução inovadora que unisse bioeconomia, empreendedorismo e valorização da Amazônia. Para ela, participar da ExpoFavela em Paris é uma grande conquista, especialmente por representar uma juventude preta, periférica e quilombola que resiste e empreende com propósito.
“Sou CEO da Entre Dois Hemisférios, um projeto que nasceu no Meio do Mundo, dentro do IFAP, e que foca em produzir cosméticos feitos a partir do café do caroço de açaí, dando uma solução sustentável para o descarte inadequado desse resíduo no Amapá. Para mim, mulher jovem, preta, vinda da periferia e do quilombo, é motivo de muito orgulho levar o nome do meu estado, elevar a bioeconomia amapaense e mostrar as potencialidades da nossa terra na ExpoFavela Paris 2025.”
Além de Alice, o Brasil também será representado pela educadora socioambiental Tatiane da Silva Oliveira Morais, do Rio Grande do Sul, fundadora do projeto Sabão da Tinga. A presença das duas empreendedoras reforça o papel da ExpoFavela como uma plataforma de visibilidade e oportunidades para quem transforma realidades nas periferias. As inscrições para a edição amapaense seguem abertas no site: www.expofavela-ap.com.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários