Jornada de Integração impulsiona startups e atrai R$ 34,5 milhões em investimentos no Amapá
- svioalmd4
- 21 de ago.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

A Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento começou nesta quinta-feira (21), em Macapá, reunindo representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), setor produtivo, instituições de ciência e tecnologia e autoridades estaduais. O evento, que segue até sexta-feira (22) na sede da Fecomércio, tem como foco debates sobre inovação, bioeconomia e empreendedorismo na Amazônia.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edivan Barros de Andrade, a jornada é uma oportunidade estratégica para o crescimento das startups no estado.
“É um evento que visa integrar, por meio de uma operação coordenada entre o Governo do Estado e a Suframa, os estados da Amazônia alcançados pela Lei de Informática. Pela manhã, tivemos a apresentação de projetos de startups voltados para bioeconomia, empreendedorismo inovador e indústria 4.0. Esses projetos passarão por uma segunda fase de seleção, e os melhores estarão aptos a captar recursos para investir em negócios inovadores. Quando o governador Clécio Luís assumiu, em janeiro de 2023, existiam 42 empresas inovadoras. Hoje já são 195, o que mostra que essa política pública é acertada. O governo tem investido em recursos, coordenação e planejamento, e os resultados demonstram que devemos seguir incentivando negócios inovadores no estado”.
Segundo o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Valdenir Vieira, esta é a terceira edição da jornada no Amapá e reforça o compromisso com a bioeconomia.
“Hoje, empreendedores e instituições de ciência e tecnologia apresentaram seus projetos para avaliação dos programas prioritários da Suframa. Os melhores receberão investimentos para sair do papel e se tornar realidade. Trabalhamos com o programa prioritário de bioeconomia, que está diretamente ligado a essa pauta. O Amapá vem desenvolvendo produtos e serviços ligados à biotecnologia, e isso nos alegra, porque estamos conseguindo realizar investimentos concretos nesse setor”.
Já o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luís Frederico Aguiar, destacou os resultados alcançados nos últimos anos.
“De 2023 para cá, este já é o terceiro evento, e nós alcançamos R$ 34,5 milhões investidos pela Lei de Informática no Amapá. Temos projetos em bioeconomia, indústria 4.0 e empreendedorismo inovador. Muito nos alegra saber que a realização de eventos como este traz investimentos efetivos. Hoje, 28 startups apresentaram projetos para os programas prioritários. Isso nos deixa muito felizes, porque em 2023 realizamos a primeira jornada, em 2024 a segunda e, agora, a terceira. A presença da Suframa no estado tem ampliado as oportunidades da Lei de Informática, não apenas para a Amazônia como um todo, mas especialmente para o Amapá”.
O encerramento, contará com a presença do vice-governador do Amapá, Antônio Telles Júnior, economista e um dos entusiastas do processo de expansão, difusão e incentivo à criação de novas startups no estado.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários