Helder Brandão lança livro que resgata e valoriza a cultura do batuque no Amapá
- svioalmd4
- 13 de ago.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Erradicado no Amapá, o cantor, músico e compositor paraense Helder Brandão lança, no próximo sábado (16), em Macapá, o livro “Identidades e memórias afro-amapaenses na Performance Cultural do Batuque: Raízes do Bolão
A obra é fruto de sua pesquisa de mestrado sobre ancestralidade e cultura afroamapaense, com foco no Batuque do Curiaú e no grupo Raízes do Bolão.
Helder relatou que o livro valoriza a memória, a resistência cultural e a performance como expressão de identidade.
“A ideia durante a construção desse processo todo, além de falar mais sobre a tradição do batuque, porque nós temos, grande parte da nossa população conhece muito a tradição do marabaixo, o marabaixo está sempre em evidência, mas muita gente acaba esquecendo da tradição do batuque. Então a minha intenção principal dentro dessa construção além de evidenciar a performance cultural do Grupo Raizes do Bolão, foi de falar de todo esse conhecimento que existe dentro das tradições do Batuque, as semelhanças e as pequenas diferenças que tem entre as duas manifestações culturais, o Batuque e o Marabaixo”.
O lançamento será neste sábado (16), porém Helder ressalta que a obra já está disponível no formato e-book em plataformas digitais, e mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do autor.
“Estou divulgando nas minhas redes sociais do Facebook, no Instagram, @Elderbrandão, lá tem o post e o link que leva direto no site da Emanuscrito. Você pode baixar pela Amazon, e por outras plataformas que você consegue baixar o e-book no celular e no computador. O lançamento é nesse sábado, dia 16, a partir das 19h, no Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, nós vamos fazer uma noite de autógrafo e receber alguns artistas que vão fazer uma performance artística e cultural durante o evento, com entrada franca e todo mundo está convidado”.
O lançamento contará com apresentações do músico Beto Oscar, performances de marabaixo e batuque com o Grupo Raízes do Bolão do Quilombo do Curiaú, os homenageados da noite.
Helder Brandão é cantor e compositor premiado em vários festivais nacionais e locais; agora transforma sua vivência musical em palavra escrita, revelando-se um apaixonado pela literatura.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários