Governo reduz ICMS e viabiliza voo diário da Gol entre Macapá e Rio
- jamilemoreira6
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Edy Wilson

O Governo do Amapá reduziu a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, de 18% para 3% sobre combustíveis de aviação. A medida, aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz, permitirá à Gol Linhas Aéreas iniciar, a partir de dezembro, voos diários entre Macapá e Rio de Janeiro, com escala em Belém.
Durante a cerimônia no Palácio do Setentrião, o governador Clécio Luís destacou os impactos econômicos e estratégicos da decisão.
"A redução do ICMS de 18% para 3% é um ganho importante para o Amapá. Com isso, negociamos com a Gol um voo diário Macapá–Rio de Janeiro, com escala em Belém. Abastecer aqui gera empregos: pessoas trabalhando no aeroporto, dirigindo veículos de apoio, atendendo no balcão e vendendo bilhetes. As agências de viagem também passam a vender mais passagens, receber turistas e oferecer novos pacotes.”

O representante institucional da Gol, Marcos Tongnato, comentou sobre a parceria com o governo.
"Estamos celebrando a ampliação da presença da Gol no Amapá, oferecendo, a partir de dezembro, uma ligação direta com o Rio de Janeiro. A redução do ICMS aprovada pelo Confaz foi fundamental para viabilizar novas rotas e expandir nossas operações na região.”
Enquanto que a secretária de Estado de Turismo, Cynthia Lamarão, destacou os benefícios da medida para o setor.
"A política pública do governo amplia a conectividade regional e facilita o deslocamento das pessoas. Essa ampliação vai gerar mais empregos, renda, turistas e oportunidades de negócios. Desde 2019, não havia novas operações; agora, passamos de sete para 14 voos dentro da política definida pelo Estado.”

A redução do ICMS beneficia toda a cadeia econômica ligada à aviação — hotéis, restaurantes, transporte, agências de viagens, postos de combustível e trabalhadores do aeroporto — estimulando a movimentação de visitantes e a geração de empregos.
Acompanhe também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários