Governo inicia dragagem emergencial no Canal do Gurijuba para tirar comunidades do isolamento
- svioalmd4
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Pelo menos 13 comunidades do distrito do Bailique serão beneficiadas com o serviço de dragagem no Canal do Gurijuba. A iniciativa é do Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR). A intervenção busca restabelecer a navegabilidade no trecho, comprometido pela estiagem e pelo acúmulo de sedimentos. As comunidades enfrentam dificuldades de acesso à saúde, educação e transporte.
Com investimento superior a R$ 8,9 milhões, a operação conta com maquinários pesados e cerca de 30 profissionais. A obra será coordenada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) e deve durar aproximadamente quatro meses. A mobilização de equipamentos e equipes começou na semana passada, e os trabalhos foram iniciados na segunda-feira, 7.
O secretário de Estado de Transportes, Marcos Alberto Jucá, destacou que a ação é resultado direto das solicitações feitas pela população local, especialmente após os impactos da última estiagem. Ele reforçou que os recursos já foram assegurados e que a operação já está em andamento.
“Essa ação de dragagem foi motivada pela própria comunidade, no ano passado. Eles gravaram vídeos, enviaram solicitações, e o governador Clécio Luís, sensível à situação, solicitou apoio ao ministro Waldez Góes. De imediato, o ministro organizou tudo, enviou a equipe da Defesa Civil Federal ao estado. Realizamos diversas reuniões com a Defesa Civil Estadual, com a Secretaria de Estado de Transportes, e desenvolvemos a metodologia para execução da dragagem — que já começou. O ministro repassou todos os recursos necessários para a realização do serviço. Além disso, o governador autorizou todos os esforços possíveis para que fizéssemos a licitação e organizássemos tudo no menor tempo possível. Os recursos já estão disponíveis na conta; o Ministério já realizou o depósito integral da obra. A empresa responsável já está mobilizada, a draga está no local, e temos certeza de que, neste verão, os moradores não passarão pela mesma situação do ano passado. A draga está posicionada e pronta para oferecer todo o suporte necessário.”
A dragagem emergencial vai beneficiar diretamente os moradores das comunidades de Arraiol, Livramento, Santo Antônio, Monte das Oliveiras, Elusay, Vila Maranata, Equador, Monte Carlos, Filadélfia, Galileia, São Pedro e Igarapé Grande — localidades que dependem exclusivamente da via fluvial para o deslocamento e o escoamento de produtos.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários