Governo do Amapá inicia safra 2025 com entrega de títulos de terra e licenças para cultivo de soja na zona rural de Macapá
- svioalmd4
- há 12 minutos
- 3 min de leitura
Jamile Moreira

Reforçando a política de desenvolvimento sustentável, inclusão produtiva no campo e valorização do agronegócio, o governador Clécio Luís acompanhou, no sábado (12), a abertura oficial da colheita de soja 2025, na zona rural de Macapá. A agenda, além de marcar o início da safra agrícola no estado, também celebrou a execução de ações estruturantes de regularização fundiária e licenciamento ambiental.
Ao todo, foram entregues 32 Títulos Definitivos de Terra e 70 Declarações de Reconhecimento do Direito de Posse, além de sete Licenças Ambientais para cultivo de soja, totalizando mais de 22 mil hectares regularizados. De acordo com o governador Clécio Luís, as medidas integram a estratégia do Governo do Amapá para promover segurança jurídica, ampliar a produção agrícola e fortalecer o agronegócio com responsabilidade socioambiental.
“É um dia histórico, é um dia de muita felicidade, de muita alegria, de muito trabalho. Junto a esse dia de colheita, que tenta motivar, para estimular mais produtores, sejam os que estão aqui no Amapá, os que estão voltando para o Amapá, ou os que querem investir no Amapá, nós estamos mostrando as parcerias. Por exemplo, nós vamos distribuir cerca de 30 títulos definitivos de terra e DRPs, que equivale a um título, e isso soma 17 mil hectares que as pessoas vão ter um papel na mão para registrar no cartório e poder fazer financiamento, licenciar atividade, tudo mais que for necessário. Nós estamos voltando a produzir, produzir com força, aumentamos 14% a produção do ano passado para esse e a expectativa para o ano que vem é muito maior”, comemorou o governador.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, falou sobre a concessão de sete Licenças Ambientais para o cultivo de soja, que garantem segurança jurídica de forma responsável e sustentável.
“Com o comando do governador Clécio Luís mais uma vez, fazendo uma agenda de entregas e que vai beneficiar diretamente o desenvolvimento do nosso estado, a ampliação de empregos e tudo isso de forma responsável, de forma sustentável. Hoje, a Secretaria de Meio Ambiente entrega aqui sete licenças ambientais para o cultivo de grãos, que é muito importante que a gente tenha aqui áreas que vão estar licenciadas com segurança jurídica”, explicou Taísa.
A agricultora Noemia Pantoja e seu esposo, Solano Rogério, foram beneficiados com o título de terra. Segundo Noemia, para eles, que trabalham com plantação de mandioca e melancia, o documento abre portas para financiamentos e implantação de projetos.
“É uma honra estar aqui para receber esse documento porque eu moro em Santa Luzia do Pacuí e eu fui privilegiada, então é uma honra grande pra mim e vai beneficiar bastante a gente porque quando quiser fazer um projeto, [vamos] ter um documento do terreno, então é gratificante para a gente estar aqui”, declarou a agricultora.
O presidente da Cooperativa Agroindustrial Amapaense Uniagro, Roberto Arroyo, afirmou que a parceria com o Governo do Estado possibilita alavancar o agronegócio no Amapá, influenciando diretamente na economia e geração de empregos.
“Essa parceria, para nós, é muito importante. Com essa suficiência que vai se entregar esses títulos, a gente pode plantar sem preocupação nenhuma. A gente pode aumentar nossas áreas de plantio. A parceria com o governador veio para alavancar o agronegócio mesmo. Graças a Deus, agora a gente tem documento que dá tranquilidade pra gente produzir sem nenhum problema”, disse Arroyo.
Para celebrar o início da colheita, autoridades e produtores participaram da cerimônia de ‘batismo’ da soja, para atrair boa sorte durante a colheita.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments