Governo do Amapá e Polícia Federal firmam acordo inédito para combater crimes empresariais
- svioalmd4
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Para fortalecer investigações e inquéritos sobre fraudes e ilícitos empresariais, o Governo do Amapá e a Polícia Federal assinaram um acordo inédito que garante acesso direto aos dados da Junta Comercial do Estado (Jucap). A assinatura ocorreu na sexta-feira, 1º, na sede da Polícia Federal, na zona norte de Macapá.
O diretor-presidente da Jucap, Alberto Alcolumbre, explicou a importância do acordo e como ele vai acelerar os processos de investigação.
“Este é um acordo de cooperação assinado hoje que permite à Polícia Federal acessar informações do cadastro de registro empresarial das empresas registradas no Estado do Amapá, para auxiliar nas investigações. O acordo elimina burocracias, que é uma pauta do nosso governo, liderado pelo governador Clécio Luís, com foco em desburocratizar processos e facilitar o acesso às informações, promovendo mais transparência para as instituições. Antes, era necessário enviar e-mails, ofícios e aguardar cinco ou até dez dias por uma resposta. Agora, com este termo de cooperação, as investigações serão muito mais céleres e rápidas. Essa ação representa transparência, que é uma marca do Governo do Estado do Amapá. Ao longo desses dois anos e meio de gestão do governador Clécio Luís, temos recebido diversos reconhecimentos e prêmios relevantes nessa pauta da transparência”.
O superintendente substituto da Polícia Federal no Amapá, delegado João Paulo Bastos, ressaltou os benefícios imediatos do acordo.
“O acordo já está em vigor e é de grande valia para a Polícia Federal, pois dá muito mais agilidade às investigações e facilita a identificação de sócios ocultos, conhecidos como ‘laranjas’, em empresas. Essa parceria é estratégica para a Polícia Federal. Agradecemos à Jucap por esse acordo, que auxilia nas investigações patrimoniais e no combate a crimes como lavagem de dinheiro e corrupção. Sem dúvida, esse tipo de cooperação é fundamental para fortalecer o nosso trabalho no Amapá”.
O acordo segue todos os protocolos de sigilo e uso restrito, garantindo que as informações sejam aplicadas exclusivamente para fins de investigação, prevenção e repressão de ilícitos empresariais.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments