Governo do Amapá e Ministério das Comunicações fortalecem inclusão digital com novos computadores nas escolas
- perolapedrosa7
- 3 de nov.
- 3 min de leitura
Janete Carvalho

O governador do Amapá Clécio Luís, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participaram nesta segunda-feira (3), da entrega de mil computadores a escolas públicas do estado e da formatura de 1,4 mil alunos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Unifap.
A iniciativa integra o programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, que já recondicionou mais de 65 mil equipamentos em todo o país.
Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou a parceria entre o Governo Federal e o Governo do Amapá para ampliar o acesso à tecnologia nas escolas públicas, ele ressaltou que o estado tem se tornado referência em políticas voltadas à inclusão digital e à formação tecnológica de jovens.
“O Amapá é um estado prioritário para a gente, assim como a gestão do governador Clécio vem fortalecendo a inclusão digital e a gente está dando contribuição com a doação desses equipamentos, e esse centro de recondicionamento de computadores é muito importante porque a gente mobiliza a capacitação de jovens, adultos, idosos que precisam fazer cursos de capacitação, como gamers, robótica e como manutenção, provavelmente dita, de computadores. É mais uma opção para que esses jovens, que essas pessoas possam se capacitar ainda mais e se inserir no mercado de trabalho.

O governador Clécio Luís enfatizou a importância que o acesso á tecnologia nas escolas é fundamental, afirmando que os equipamentos contribuem para a formação de profissionais qualificados para o futuro.
“Essa é a segunda entrega desse programa, a primeira foi de mil, agora mais 1.100, são 2.100 computadores para os laboratórios escolares. Mas, além disso, tem outro programa que é o Samaúma Tech que também trouxe computadores, robótica, para dentro as escolas, e junta-se um outro programa nosso que vai colocar dentro da sala de aula mais 15 mil novos computadores, tablets, para os alunos. As escolas estão conectadas, isso dá acesso à informação, a um suporte dentro da sala de aula, com bom uso da tela e não um uso indiscriminado, e esses programas direcionam para o bom uso das telas de computadores, notebooks, tablets.
Então, a gente com tudo isso eleva a qualidade do ensino porque garante dentro da sala de aula mais informação ou no laboratório que é ao lado da sala de aula, e essas crianças e jovens passam a ter acesso a ferramentas que depois serão complementadas com os demais programas que nós temos, como, por exemplo, capacita Amapá, óleo e gás e, posteriormente, os cursos de nível superior que nós teremos aqui para formar os engenheiros de petróleo, químicos, engenheiros de produção, enfim, tudo o que esse novo mercado vai precisar, nós vamos formar”.
O senador Davi Alcolumbre destacou o projeto, especialmente quando realizado dentro das universidades, e elogiou o empenho do governador Clécio Luís em ampliar e melhorar a conectividade em todo o estado.

“A tecnologia está ao lado da ciência, do conhecimento, ao lado da academia, além do que, fora a entrega para as escolas, que é muito significativa, a Universidade federal a partir desse projeto do governo federal está formando e capacitando mão de obra qualificada, imagina termos agora nesse pouco tempo de programa mais de 1.500 pessoas capacitadas com diploma e certificado promovidos pelo projeto.
Então é a entrega do computador para os nossos jovens, é a conectividade do Norte Conectado com o programa que também está sendo implementado pelo governador Clécio, que é melhorar todo esse ambiente de informatização, ou seja é uma conexão entre o governo Federal, estadual, os governos municipais fazendo a diferença nesse ambiente de modernização da nossa rede de ensino”.

Os computadores serão instalados em 33 escolas estaduais de Macapá, Santana e Mazagão, que ganharão novos laboratórios de informática. Durante o evento, também foi assinada a doação simbólica de 100 equipamentos para o Centro Tecnológico de Pedra Branca do Amapari.
Acompanhem também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários