Governo do Amapá declara situação de emergência em saúde pública após aumento de casos de síndromes gripais
- svioalmd4
- há 23 horas
- 1 min de leitura
Jolinda Martel

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Amapá está em nível de alerta ou risco com surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A alta demanda de pacientes, especialmente o público infantil, com síndromes respiratórias dando entrada nos hospitais da rede pública estadual fez com que o Governo do Amapá declarasse, na terça-feira, 20, situação de emergência em saúde pública. Com isso, medidas emergenciais estão sendo adotadas para ampliar a capacidade de atendimento.
O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) são os mais afetados, com taxa de ocupação de 100% dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Na última semana, foi registrado um aumento de 25% nas internações se comparada ao período anterior. De abril até terça-feira, 20 de maio, o PAI registrou 1.215 crianças com síndrome gripal, e 257 pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Entre as medidas para garantir assistência aos pacientes está a abertura de leitos, reorganização do fluxo de atendimento e adaptação da mais salas vermelhas de suporte avançado à vida, atuando como uma semi-intensiva, e salas brancas, caracterizada por um controle rigoroso do ambiente, projetada especificamente para minimizar a contaminação.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments