Governo do Amapá assina termos de cessão que concede bolsas de produtividade científica para pesquisadores do estado
- perolapedrosa7
- 30 de jul.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Com objetivo de estimular a produção científica local e consolidar o sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação, o Governo do Amapá oficializou a assinatura dos termos de cessão do Programa Bolsa Produtividade, uma iniciativa inédita na Região Norte que reconhece o mérito acadêmico de pesquisadores doutores atuantes no estado.
O Programa Bolsa Produtividade é resultado da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e marca a primeira experiência, no Norte do país, financiada exclusivamente com recursos estaduais. O diretor-presidente da Fapeap, Gutenberg Silva, ressaltou a importância da medida.
“Essa é uma iniciativa que é adotada pelo governo federal que concede bolsas a pesquisadores de alto nível, ou seja, pessoas que já têm uma trajetória consolidada na ciência, em diversas áreas do conhecimento, e uma maneira desse reconhecimento é um recurso financeiro, mas além disso, é você ter um selo de qualidade, no qual o pesquisador vai conseguir acessar outras modalidades de financiamento de todos os valores de 50 a 500 mil. Então agora eles estão aptos para ir entrando nesse perfil. E isso é um grande impacto para a ciência amapaense”, disse Gutenberg.
O professor e pesquisador Sidney Lobato, do curso de História da Universidade Federal do Amapá (Unifap), realiza pesquisa sobre os arquivos amazônicos. Para ele, com o financiamento será possível fazer um reconhecimento de arquivos que podem ajudar a escrever a história amazônica.
“Nós que fazemos pesquisa sabemos o quanto é importante o financiamento, porque sem ele nós não conseguimos fazer nada. Então, esse é um momento de dizer que o Amapá tem pesquisadores de qualidade, que precisam ser apoiados e que nesse instante tem aí o governo vindo ao seu encontro com uma iniciativa que deve ser louvada”, disse o pesquisador.
Com a assinatura dos termos de cessão, os pesquisadores outorgados assumem o compromisso de executar os projetos conforme o plano de trabalho aprovado, além de realizar a gestão responsável dos recursos.




Comentários