Janete Carvalho
O Governo do Amapá lança o edital "Patentes" para incentivar a proteção de criações e invenções genuinamente amapaenses, como símbolos, nomes, imagens, desenhos e modelos utilizados no comércio. Serão investidos R$ 90 mil.
O edital é voltado para empresas sediadas no estado do Amapá, como explica Gutemberg Silva, Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).
“Então essa é a ideia, é valorizar aquilo que é produzido no estado do Amapá, e por meio do edital patentes a gente vai fornecer um valor financeiro de até 30 mil reais para três empresas de base tecnológica, que precisam desse recurso para registrar as suas inovações ou registrar a sua forma inovadora de um determinado serviço, são duas modalidades: propriedade industrial e modelo de utilidades, são essas duas modalidades para quem tem interesse no edital”, destacou.
Gutemberg ressaltou que a orientação do governo é valorizar a ciência amapaense a fim de tornar o estado referência em inovação e tecnologia.
“Então, este ano especial de 2024, a gente tem feito pelo menos um lançamento por mês, o que é um marco histórico na nossa fundação, entre recurso estadual e federal, já são quase 10 milhões de reais investidos na ciência amapaense, nunca antes foi feito o investimento dessa monta, então, a gente tá começando a construir bases para que cada vez mais a gente invista na nossa ciência e prepare para o futuro, essa é a orientação do governador Clécio", explicou.
O edital completo pode ser acessado através do site: fpa.ap.gov.br
As inscrições acontecem no período de 9 de julho a 12 de agosto, e podem ser feitas por empresas de qualquer porte que precisem de um financiamento para registrar o modelo de utilidade ou propriedade industrial, as propostas passam por uma fase de avaliação, em seguida o resultado provisório, o repasse financeiro deve ser feito durante a expo-feira no parque de exposições da fazendinha este ano.
コメント