Janete Carvalho
Os novos profissionais vão compor um quadro de 50 procuradores de Estado.
O governador Clécio Luís deu posse nesta sexta-feira (16), a seis novos procuradores aprovados no concurso público da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), realizado em 2018, a convocação foi feita em junho deste ano. Os novos profissionais vão compor um quadro de 50 procuradores de Estado.
“Isso demonstra, primeiro, o reforço à instituição procuradoria geral do Estado do Amapá, depois o respeito à carreira, nomeando esses procuradores que foram concursados, é uma carreira que só se preenche através de concurso público. E esses procuradores, uma vez empossados, vão assumir responsabilidades em defesa do Estado da Amapá, seja promovendo ações, seja na defesa dos interesses do Estado, defendendo o Estado de ataques, tudo na área jurídica, então, isso garante maior segurança jurídica nos atos praticados pelo Estado do Amapá”, explicou o governador.
Thiago Albuquerque, procurador-geral do Estado ressaltou que esse é um momento histórico, porque representa um avanço na advocacia pública.
“A Procuradoria Geral do Estado do Amapá, atua em várias frentes, seja na defesa judicial e extrajudicial, nas execuções fiscais, nas análises das licitações, no combate ao mau uso do dinheiro público, a Procuradoria Geral do Estado do Amapá, tem várias funções, com essa iniciativa do governador Clécio, a gente agradece, e com certeza vamos fazer um bom uso desses seis novos procuradores pra sociedade amapaense”, frisou.
Para o empossado Miguel Zimmermann Martins, assumir uma vaga vaga como procurador-geral do Estado do Amapá na PGE é a realização de um sonho.
“Nós estudamos muito, foi uma época de abdicação, de dedicação, nós tivemos que abrir mão de vários momentos com a família, com amigos, com a esposa. Foram aniversários perdidos, natais perdidos, tudo estudando, na verdade, eu falei perdido, mas é um investimento. E por sorte, nós conseguimos passar no concurso da PGE Amapá, é uma carreira muito forte, e eu espero que eu tenha algo a contribuir para essa carreira, e trazer um pouco da minha experiência de Brasilia, da advocacia em Banco, trazer um pouco dessa força e energia da iniciativa privada, para a iniciativa pública e ajudar a construir um estado melhor”, contou.
Outro que não escondeu a emoção de tomar posse foi o procurador Jucelino da silva Nascimento Júnior.
“É uma expectativa muito grande, são muitos anos de abstinência, de dedicação, concurso que exigiu muito, foram muitas fases e que se encerrou já tem bastante tempo, para mim, é um privilégio imensurável estar tomando posse nesse dia, nesse belo estado do Amapá”, celebrou.
A PGE-AP conta com 27 setores, incluindo núcleos, centros e procuradorias especializadas. Entre elas, está a Procuradoria Tributária, que atua nos processos relacionados à dívida ativa e com atendimento ao público, prestando orientação e auxílio aos contribuintes em débito tributário com o Estado.
コメント