Fé e tradição movimentam o comércio com a chegada do Círio de Nazaré em Macapá
- perolapedrosa7
- 7 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de out.
Jolinda Martel

À medida que se aproxima o Círio de Nazaré, um dos eventos religiosos mais aguardados do ano, o centro comercial de Macapá ganha um novo clima.
Nas calçadas e barracas, a fé e a tradição se transformam em oportunidade para vendedores e lojistas que oferecem uma grande variedade de produtos ligados à celebração.
Entre os comerciantes, o clima é de otimismo. O vendedor Antônio Paulo, que há mais de 20 anos monta sua banca na Praça Veiga Cabral, fala dos artigos mais procurados.
“A tradição é as fitinhas, que mais vendem, vende três mil fitas, quatro mil no Ciro, E as camisas se vendem bastante, os terços, os escapulários, tudo que tem a fé é vendido. As camisas tradicionais do Ciro é 35 reais, as bordadas 40, e as fitinhas 1 real”.

Lojas de confecções e artigos religiosos reforçam os estoques e registram crescimento nas vendas. Para quem procura artigos mais personalizados, Patrícia Leal oferece diversas opções.
“A loja A Sagrada Família que fica aqui no subsolo da Catedral São José, com artigos religiosos do Círio. Nós temos a camiseta, as imagens, terços, fitinhas, diversos produtos personalizados com a imagem Nossa Senhora de Nazaré, você que é devoto de Maria, que queira adquirir um produto, venha aqui no subsolo, entrada pela Mendonça Furtado”.
Com o clima de fé tomando conta da cidade, o comércio se torna um reflexo da celebração. A mistura de economia e religiosidade mostra que o Círio de Nazaré vai além da manifestação espiritual, é um momento de tradição, devoção e sustento para muitas famílias amapaenses.




Comentários