Formatura de 129 bombeiros reforça segurança pública no estado do Amapá
- perolapedrosa7
- 10 de ago.
- 2 min de leitura
Jolinda Martel

Na sexta-feira, 8, o Sambódromo de Macapá foi palco de um momento histórico para a Segurança Pública do Amapá: A formatura do Curso de 129 Soldados 2025 do Corpo de Bombeiros Militar.
A cerimônia, marcada pela tradição e simbolismo, contou com leitura da ata de conclusão e desfile da tropa. Um dos momentos mais aguardados foi a entrega das medalhas de Mérito Intelectual aos três primeiros colocados do curso, em reconhecimento ao destaque acadêmico obtido durante a formação.
O evento integra a política de fortalecimento da segurança pública implementada pelo Governo do Estado. O governador Clécio Luís destacou que a formatura representa um reforço para a segurança da população.
“Para mim, particularmente, uma realização pessoal muito grande, poder estar sendo o governador que mais fez chamamentos de concursos públicos, e muito especialmente das forças de segurança. São mais Bombeiros militares que nós colocamos à disposição da sociedade. A capacitação, as instruções que eles receberam, nas mais diversas áreas, as viaturas novas, escada-magíros, equipamentos de mergulho, equipamentos de segurança, muitas viaturas, ambulâncias, enfim, muitos equipamentos que já chegaram e que vão chegar para avançarmos inclusive para o combate em incêndios florestais, são quartéis novos que nós entregamos, enfim, muitos equipamentos”.
Segundo a corporação, este é um dos maiores chamamentos já realizados, ampliando significativamente o efetivo e garantindo presença mais abrangente nas regiões do Amapá.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pelsondré Martins, a chegada dos novos militares é um reforço para a corporação.
“Isso é muito importante para a corporação, a gente estava com parte do nosso serviço deficiente, com isso permite a gente fazer uma expansão para o anterior estado, estamos com o novo quartel pronto para ser inaugurado em Vitória do Jari, já com o projeto pronto para Tartarugalzinho, estamos adquirindo novas ambulâncias, porque isso permite que o novo efetivo compõe essas ambulâncias para ampliar a rede de atendimento do corpo do bombeiro”.

Entre os formandos, está Edivaldo Cardoso, ele fala da emoção de concluir o curso e estar pronto para atuar em defesa da população.
“É com grande emoção que estamos aqui finalizando mais uma etapa tão importante, depois de tantos meses de dedicação, de resiliência. É uma honra nós estarmos aqui finalizando e, mais do que nunca, prontos para servir a sociedade. É uma honra estar vestindo essa fada, não só para mim, mas para todos que estão aqui, nossos familiares. Estamos aqui prontos para servir e com todo o gás possível para desempenhar o melhor papel na sociedade”.
Com a incorporação dos novos militares, o Corpo de Bombeiros do Amapá amplia sua presença no estado, fortalecendo o compromisso de oferecer atendimento rápido, eficiente e de qualidade à população.




Comentários