Ficção "Amazônia Xamã" estreia em Macapá com alerta sobre o futuro da floresta
- svioalmd4
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O curta-metragem de ficção “Amazônia Xamã” estreia nesta terça-feira (16) em Macapá, trazendo um alerta sobre os desafios que ameaçam a Amazônia. Dirigido por Rodrigo Pedroza, cineasta e desenvolvedor de tecnologias, o filme combina elementos de ficção científica, crítica social e imaginação futurista para refletir sobre consumo desenfreado, colonização e destruição ambiental.
A trama acompanha Raoni, último sobrevivente de sua etnia, em uma luta para preservar a cultura ancestral ameaçada pelos Garimaldis, robôs que simbolizam a exploração ilegal e a degradação da floresta.
Segundo o diretor, a obra nasceu da preocupação com a exploração predatória da região, usando a ficção científica como instrumento de alerta e reflexão.
“O filme surge dessa necessidade de sair dessas amarras, o Brasil sempre custou caro essa questão da colonização, a gente teve problemas muito cabalísticos para o Brasil e muito caro. Não foi esse processo da saída da colonização e outra a ditadura militar do período também cabalístico do Brasil que a gente teve que passar por esse processo de democratização e redemocratização e hoje a gente tem que vivenciar com golpes contra golpes e entregas de patrimônio brasileiro e o filme fala disso, a gente entrega nossas riquezas, matérias-primas, para os pais de primeiro mundo, que têm o domínio da tecnologia”.
De acordo com a produtora executiva do filme, Paiodhy Rodrigues, o filme apresenta um alto nível de produção, resultado do trabalho comprometido de uma equipe dedicada e do envolvimento intenso dos atores, que se entregaram totalmente ao projeto.
“Fazer essa produção não foi fácil para mim como produtora, porque foi uma produção de arte bem detalhada, teve muita atenção, dedicação, a produção está muito bem feita, o roteiro bem escrito, os atores muito dedicados, muito comprometidos com o resultado do trabalho. Então, a gente quer convidar vocês para assistir e ver a qualidade da produção”.
A produção envolveu mais de 30 profissionais, entre atores, produtores e equipe técnica. Após a estreia local, “Amazônia Xamã” inicia circulação por festivais nacionais e internacionais. O curta foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), com patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura do Amapá.
O filme será exibido às 15h no Cinema Movieland – no Vila Nova Shopping, no centro de Macapá. A entrada é gratuita.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários