Anita Flexa
Evento incentiva o empreendedorismo e empregabilidade no estado e no Brasil.
Nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2024, o Centro de Exposições do Sebrae, no Amapá, será palco da etapa regional da Expo Favela Innovation, a maior feira de negócios das periferias do mundo. Organizado pela CUFA Amapá, o evento oferece entrada gratuita e espera atrair mais de 10 mil visitantes, conectando empreendedores locais com oportunidades de negócios e inovação.
A Expo Favela Innovation, idealizada pela Favela Holding, é um projeto que promove o desenvolvimento das favelas e, de acordo com o governador Clécio Luís, incentiva o empreendedorismo e a criação de novas oportunidades de empregabilidade.
“A Expo Favela é o momento de tratar, trabalhar, expor o que há de empreendedorismo, de negócios, de inovação nas periferias. Quando a gente fala periferia, a gente fala nas favelas propriamente ditas, no nosso caso aqui nas áreas de ressaca, a gente fala nas periferias urbanas de modo geral, na periferia rural, que muitas das vezes são assentamentos, nas aldeias indígenas, que também são vistas muitas das vezes como periferia, nas nossas regiões ribeirinhas que também são periferias. Então quando a gente apoia um evento como esse e tenta trazer para cá, jovens sobretudo, todas essas periferias, nós queremos que eles se estimulem, que eles sejam incentivados”, afirma o governador Clécio Luís.
A presidente da CUFA Amapá e coordenadora da Expo Favela 2024, Alzira Nogueira, destacou a importância de superar o sucesso da edição anterior, com o objetivo de transformar o cenário de empreendedorismo nas favelas amapaenses.
“A gente está aqui no momento de abertura, momento super gostoso, a gente está recebendo a comunidade para entregar esse evento, que é um evento de negócios, de empreendedorismo, mas que toca múltiplas dimensões da vida da comunidade, das periferias aqui do estado do Amapá. A gente tem arte, tem cultura, tem literatura, tem negócios, tem espaços para debate, painéis temáticos, tem talk show de favela, discutindo trajetórias empreendedoras. É um espaço de troca, de conexão, de compartilhar conhecimento para fortalecer e transformar a vida do povo da periferia”, afirma Alzira Nogueira.
A programação diversificada do evento incluirá palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, mentorias e apresentações de startups, proporcionando uma rica experiência para todos os participantes. É o que explica a representante do Sebrae/AP, Suellen Amoras.
“O Sebrae trabalha incansavelmente apoiando projetos como esse. É uma grande satisfação do Sebrae Amapá, e para todo o time do se engajar num projeto grandioso como esse. Então nós trabalhamos com capacitação, nós apoiamos com o espaço, com o investimento em infraestrutura, gratificando-nos para a gente patrocinar um evento como esse”, afirma Suellen Amoras.
Um dos pontos altos do evento será a seleção dos expositores. Dos mais de 500 inscritos, 40 empreendedores foram escolhidos para apresentar seus negócios no salão principal do Centro de Exposições do Sebrae. Desses, 10 serão selecionados para competir na etapa nacional da Expo Favela Innovation Brasil, em São Paulo, em dezembro, onde poderão disputar o título de melhor empreendimento de favela do país e concorrer a um prêmio em dinheiro.
A Expo Favela Amapá 2024 também contará com diversos espaços temáticos, como o Camelódromo, Palco Baile de Favela, Favela Tech, e Favela Criativa, entre outros.
Cada espaço foi criado para celebrar a diversidade, cultura e inovação das favelas, tornando o evento não apenas uma feira de negócios, mas um movimento de transformação social e econômica para as comunidades envolvidas. A Ângela Vasconcelos é uma das expositoras do evento trouxe sua arte em crochê e agradece a oportunidade de apresentar seu trabalho para todos.
“Eu gostaria de agradecer a oportunidade que a Expo Favela está nos dando para mostrar os nossos trabalhos. Eu trabalho com crochê desde os meus 9 anos, mas a minha primeira peça eu fiz aos 16 anos de ir lá para cá. Eu nunca parei. E essa é oportunidade de mostrar meu trabalho, porque eu venho batalhando há um tempão já”, finaliza Ângela.
A Expo Favela é uma das principais vitrines globais para negócios, cultura e empreendedorismo em favelas.
A Rádio Difusora estará presente até sábado transmitindo ao vivo toda a programação do evento diretamente do Sebrae Amapá. Na apresentação de Josi Santos, Lilian Monteiro e Pérola Pedrosa.
Comments