Evento estadual debate políticas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
- svioalmd4
- 17 de jun.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O 2º Encontro Estadual das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovido pelo Governo do Amapá por meio da Secretaria de Assistência Social, reuniu, nesta terça-feira (17), representantes de políticas públicas, além de membros de conselhos e da sociedade civil, para capacitar técnicos que atuam na linha de frente na política de assistência social.
O evento tem como objetivo fortalecer a atuação da rede socioassistencial no atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade.
Karina Alfaia, secretária adjunta de Assistência Social, reforçou que o seminário tem por objetivo capacitar técnicos que atuam na linha de frente na política de assistência social.
“Hoje esse seminário tem por objetivo traçar ações, metas para que a gente possa alcançar esse usuário, porque ele também é usuário do SUS do sistema socio assistencial, então os nossos técnicos que estão presentes nessa capacitação eles vieram de todos os 16 municípios para estar participando aqui nós temos presentes secretárias municipais de assistência social e seus respectivos técnicos, tanto do CRAS quanto do CRES. Então, o governo do estado do Amapá, o governador Clécio, tem tido essa preocupação, tanto que hoje nós promovemos esse seminário”.
Samile Alcolumbre, promotora de Justiça e palestrante do evento, reforçou que as medidas socioeducativas são políticas de assistência social que englobam várias diretrizes, como a educação e a saúde, e que os adolescentes têm direito à reintegração à sociedade.
“Eu vim falar da importância dessa conexão, dessa rede fortalecida, entre todos os órgãos integrantes para que a execução aconteça da melhor forma possível, eu vou explanar como é que é essa rede, quem são os organismos que compõem essa rede, porque o seminário é feito para os profissionais, mas para estudantes das áreas também. A gente vai falar um pouquinho sobre o que tem de fortalecimento nessa rede e alguns lugares que ela está um pouquinho com os buraquinhos, e esses buracos vão fazer com que ela aconteça da melhor forma ou com a eficácia que a gente precisa que ela aconteça, eu vou mostrar quais pontos eles podem ser efetivamente melhorados para que os adolescentes cumpram a medida em meio aberto da melhor forma possível e consigam se reintegrar e não reincidir”.
A programação se encerra nesta quarta-feira (18) e inclui painéis e debates com exibição de vídeos, contendo relatos de adolescentes e suas vivências.
O evento reforça o compromisso do Governo do Estado com a proteção social de adolescentes e com a qualificação das políticas públicas no Amapá.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários