top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Estudo diz que preço dos alimentos cresceu por fatores internos do Brasil

  • svioalmd4
  • 14 de fev. de 2025
  • 1 min de leitura

Marcelo Guido


PREÇOS

O dólar elevado impacta os preços dos alimentos, pois muitos desses produtos são cotados em moeda norte-americana
O dólar elevado impacta os preços dos alimentos, pois muitos desses produtos são cotados em moeda norte-americana

Estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização suprapartidária que busca formas de enfrentar problemas urgentes do país, avalia que "fatores internos" desempenharam um papel muito mais relevante no aumento dos preços domésticos de alimentos no ano passado.


Entre os fatores domésticos que impulsionaram para cima os preços dos alimentos estão a alta do dólar, que é fruto da ascensão do então candidato Donald Trump no cenário de sucessão à Casa Branca, nos Estados Unidos, e também as incertezas sobre as contas públicas, além de fatores climáticos, como a chuva no Sul, seguidas pela seca e as queimadas no segundo semestre.


O dólar alto pressiona os alimentos porque os preços desses produtos são cotados em moeda norte-americana.


Já os fatores climáticos adversos diminuem a oferta, encarecendo os produtos. Com a conjunção desses fatores, os alimentos ficaram 7,7% mais caros no ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O estudo do CLP avaliou várias possibilidades de atenuar a alta dos preços dos alimentos para os mais pobres e concluiu que a melhor forma, no curto prazo, é "fortalecer os instrumentos de proteção social por meio de transferências de renda, direcionadas especificamente aos grupos mais vulneráveis".


Mas acrescenta que isso deve ser feito com sustentabilidade fiscal, ou seja, sem prejudicar o bom desempenho das contas públicas, pois isso poderia pressionar ainda mais o dólar (como aconteceu no fim do ano passado) e resultar em um "impacto significativo" sobre os preços dos alimentos.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page