Estande do Amapá atrai países e reforça visibilidade na COP
- jamilemoreira6
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Pérola Pedrosa

Durante os nove dias de programação, o estande do Amapá na COP30 realizada em Belém do Pará, promoveu uma série de atividades que destacaram o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável.
Foram realizados painéis, rodas de conversa e apresentações culturais que abordaram temas como sustentabilidade, valorização das tradições amazônicas, bioeconomia e enfrentamento às mudanças climáticas.
De acordo com Jorge Bacelar, responsável pela recepção dos brasileiros e estrangeiros no estande do Amapá, a presença do estado na COP30, evidenciou projetos alinhados às demandas da Amazônia e reforçou o compromisso do governo com ações ambientais.
"O Amapá veio alinhado com uma fala do governo do estado, o próprio governador, todo secretariado e todos os órgãos, eles se alinharam nessa ideia de que o Amapá é o futuro, ele está no futuro. Então, nós conseguimos aqui apresentar que o nosso estado continua preservado. Nós temos aqui uma governança compartilhada a partir dos povos tradicionais, da nossa cultura das nossas artes da ciência e tecnologia principalmente".
O coordenador destacou que o estande despertou o interesse de representantes de diversos países em conhecer melhor o estado. Ele acrescentou ainda que os investimentos realizados pelo Governo do Amapá para garantir a presença da delegação no evento valeram a pena, reforçando a visibilidade internacional alcançada.
"A gente acredita que esse investimento foi muito válido, que fez com que as pessoas conhecessem o Amapá, nós recebemos turistas, estrangeiros, de vários locais, por exemplo, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia, Tailândia, Japão, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Uruguai, Marrocos, Nigéria, Niger, Rússia. A gente recebeu todo mundo aqui, e vieram saber, perguntar, pedir ajuda de como manejar florestas em outros países. Então isso mostra a liderança do Amapá, o know-how que a gente tem e com certeza está alinhado com tudo aquilo que o nosso estado representa também para o Brasil".
O espaço também promoveu a troca de experiências entre diferentes setores, as atividades reforçaram o papel do Amapá no cenário climático global, mostrando que o estado está empenhado em contribuir com políticas e práticas sustentáveis para as futuras gerações.
Texto: Janete Carvalho
Acompanhe também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários