Em evento internacional no Rio, Clécio Luís defende protagonismo do Amapá na exploração responsável de óleo e gás
- perolapedrosa7
- há 4 horas
- 2 min de leitura
Jolinda Martel

O governador Clécio Luís reforçou, nesta terça-feira (28), durante a abertura da Offshore Technology Conference (OTC Brasil 2025), no Rio de Janeiro, que o Amapá está preparado para atrair investimentos em óleo e gás com responsabilidade ambiental e segurança jurídica.
Em um dos maiores encontros globais da indústria de energia, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o evento reuniu cerca de 20 mil participantes de 20 países e teve como foco o potencial da Margem Equatorial, nova fronteira exploratória do setor.
Além de integrar a cerimônia de abertura, Clécio também foi palestrante na programação técnica do evento, defendendo o posicionamento estratégico do Amapá diante das novas perspectivas do setor, após a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que a Petrobras realize a perfuração de um poço de pesquisa na costa amapaense.
“Nós queremos manter o Estado preservado fazendo deveres de casa atuais, tipo uma nova legislação ambiental, que é a mais moderna do Brasil. O Amapá está aqui para mais uma vez declarar que a atividade de petróleo, atividade de óleos e gás no Amapá é muito importante”.
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, reforçou que a autorização ambiental representa um passo decisivo para o conhecimento e o planejamento do potencial energético da região.

“Esse é um marco importantíssimo para nós todos, para Petrobras, para o Estado do Amapá, para o Brasil. Porque nós vamos, então, abrindo novas fronteiras para uma expansão sustentável da produção nacional e confirmando a confiança nas nossas práticas responsáveis e no potencial do nosso país. Estamos confiantes que vamos seguir em frente nesse desafio.”
O governador participou ainda de um almoço com o chefe do Executivo do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Palácio Laranjeiras, onde discutiram oportunidades de cooperação entre os dois estados.
Na ocasião do evento, o Amapá esteve representado com um estande que apresentou as potencialidades da região e o compromisso do Estado com a preservação ambiental.




Comentários