Edição 2025 do Selo Unicef é lançado no Amapá reforçando o compromisso com a infância e adolescência
- Jolinda Ferreira
- 6 de mai.
- 3 min de leitura
Jamile Moreira

Com objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à promoção dos direitos de crianças e adolescentes, o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançaram a nova edição do Selo UNICEF (2025-2028). O momento marca o início do período de adesão dos municípios à iniciativa que é voluntária.
A participação no Selo Unicef representa o compromisso da gestão municipal com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento das políticas públicas locais, processo que será acompanhado de perto pelo Ministério Público, como comentou o Procurador Geral de Justiça, Alexandre Monteiro.
“Um momento muito importante que o Ministério Público fomenta, junto ao poder público o alcance, a conquista de todos eles desse Selo Unicef, já que vários eixos da política pública, e aqui eu destaco saúde, educação, justiça social, são contemplados nessa iniciativa, e a gente prima pelo atendimento dos princípios contidos no ECA, sobretudo a proteção integral e prioridade absoluta. Então, nesta data, com o nosso auditório cheio, prestigiado por vários prefeitos aqui do Estado, que vão na busca desta certificação do Selo, o Ministério Público se sente muito feliz e muito honrado na defesa dos direitos da criança e adolescente, atuando, fiscalizando, fomentando, dando capacitação nos municípios, porque o nosso desejo é que os 16, ao final desse processo de avaliação, possam obter essa certificação”.
O Selo Unicef oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais, como explica Mariana Rocha, chefe do Unicef na região norte.
“É um momento muito importante para garantir a adesão de todos os municípios do Amapá. Nós temos essa tradição de ter uma grande adesão com todos os municípios, mas nessa edição a gente quer ter todos os municípios do Amapá certificados, porque a gente sabe que é no município em que a vida das crianças acontece, em que os adolescentes crescem, e eles precisam ter acesso a melhores políticas públicas, a efetividade da edição. A partir do processo de adesão, que vai até dia 9 de junho, a gente começa uma jornada de mobilização em cada cidade e de capacitações, estabelecendo fóruns comunitários, núcleos de ação cidadã dos adolescentes, apoiando nas informações técnicas dentro de diferentes setores, educação, saúde, proteção contra violências, para garantir que as equipes técnicas dessas áreas estão apoiando a infância e adolescência da melhor forma, estão avançando na implementação de políticas públicas e, acima de tudo, que a gente melhore esses indicadores”
Na região sul do estado, o município de Laranjal do Jari já ganhou a certificação do Selo duas vezes, agora, segundo o prefeito Teddy Marcel, o desafio é conseguir manter o município como um dos melhores índices do estado.
“O Laranjal do Jari já é bicampeão do Selo Unicef, já assinamos o termo de adesão e a gente fica muito feliz porque a gente sabe que a primeira infância tem que ser levada com seriedade e dando prioridade a todas as políticas públicas que envolvem criança e adolescente. Eu, como prefeito de Laranjal do Jari, fico muito feliz de ter assinado a adesão e eu tenho que ir agora em busca do tricampeonato, porque já fui bicampeão e agora a gente vai ganhar novamente porque criança e adolescente é prioridade da prefeitura de Laranjal do Jari”, garantiu o prefeito.
A adesão ao programa é gratuita e pode ser realizada pelo site do programa (www.selounicef.org.br) até o dia 9 de junho de 2025.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários