top of page
720X450.gif
Buscar

Dia Mundial do Diabetes reforça alerta para diagnóstico precoce e cuidados

  • jamilemoreira6
  • há 1 minuto
  • 2 min de leitura

Brenda Soares *

 

DIABETES
Diabetes Tipo 2 e o Tipo 1 são os mais comuns entre os brasileiros
Diabetes Tipo 2 e o Tipo 1 são os mais comuns entre os brasileiros

O Dia Mundial do Combate ao Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi instituído com o propósito de alertar para os prejuízos da doença à saúde, incentivar políticas públicas que garantam melhor qualidade de vida às pessoas com diabetes e reforçar a importância do diagnóstico precoce para um tratamento adequado.

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 20 milhões de brasileiros convivem com a doença. Entre os tipos mais comuns estão o Diabetes Tipo 2 e o Tipo 1. O Tipo 2, mais prevalente, está associado a fatores de risco como obesidade, má alimentação e sedentarismo. Já o Tipo 1 está relacionado principalmente a fatores genéticos.

 

Para muitos pacientes, a falta de diagnóstico é uma das maiores barreiras no cuidado diário, como destaca a nutricionista do Hospital de Emergências, Lana Góes.

 

“Hoje, aqui no hospital de emergências, o paciente procura o nosso atendimento, às vezes nem sabe que possui a doença. E a gente procura orientar, da melhor forma possível o paciente a ter essa qualidade de vida, procurar o nutricionista para orientar, tirar dúvidas. Fazemos a triagem nutricional do paciente, avaliamos esse paciente, se ele está com risco ou sem risco na nossa unidade”, explicou a profissional sobre como os atendimentos são realizados no atendimento de urgência.
Lana Góes, nutricionista do Hospital de Emergências
Lana Góes, nutricionista do Hospital de Emergências

Entre os sintomas que podem indicar o desenvolvimento da doença estão sede excessiva, boca seca, cansaço, fraqueza, aumento do apetite, perda de peso sem causa aparente e cicatrização lenta de ferimentos.

 

Para reduzir os impactos do diabetes na saúde, além do acompanhamento médico regular e de exames preventivos, recomenda-se a adoção de hábitos alimentares saudáveis — com maior consumo de frutas, verduras e legumes — aliados à prática regular de atividade física.


*Estagiária sob supervisão



Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 
bottom of page