top of page
720X450.gif
Buscar

Curso da Embrapa capacita produtores em técnicas de manivas-semente de mandioca com sanidade e identidade genética

  • perolapedrosa7
  • 19 de ago.
  • 2 min de leitura

Edy Wilson

EMBRAPA
A capacitação integrou o projeto de fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca no Amapá
A capacitação integrou o projeto de fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca no Amapá

A Embrapa Amapá encerrou na terça-feira (19) o curso que capacitou extensionistas e agricultores em técnicas de produção de manivas-semente de mandioca com qualidade fitossanitária e identidade genética, fortalecendo a cadeia produtiva no estado. A capacitação teve início na segunda-feira (18).


O agrônomo Hermínio Rocha, da Embrapa Amapá, explicou a proposta da capacitação e a importância da Rede Reniva:


"A proposta é trazer as bases da Rede Reniva, criada há 12 anos na Embrapa Mandioca da Bahia. Ela multiplica e difunde materiais genéticos com qualidade genética e fitossanitária, garantindo que o produtor, especialmente da agricultura familiar, tenha acesso a material de plantio saudável e em quantidade adequada. Em relação à crise causada pela praga da mandioca, abordamos estratégias que incluem limpeza do material de plantio, adubação de cobertura, controle do mato e irrigação."

Wescley Mendes Pedrosa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), destacou a relevância do curso frente à crise sanitária:


Curso que capacitou extensionistas e agricultores em técnicas de produção de manivas-semente de mandioca com qualidade fitossanitária e identidade genética
Curso que capacitou extensionistas e agricultores em técnicas de produção de manivas-semente de mandioca com qualidade fitossanitária e identidade genética
"Essa capacitação veio em um momento oportuno. Uma rede de produção de sementes manivas é essencial, porque a primeira parte a ser afetada numa crise é justamente a semente. O curso oferece novas técnicas de produção, garantindo manivas com qualidade genética, vigor e sanidade. Metade do Estado já está contaminada, mas a outra metade ainda está limpa. Essas ações fortalecem e preparam melhor os agricultores para enfrentar essa crise."

Bernardo Lima Espindola, da Cooperativa de Produtores Agroextrativistas de Mazagão Velho, ressaltou os benefícios para agricultores e cooperativas:


"Este ciclo de aprendizado é muito importante. Aprendemos técnicas que podemos aplicar em nossas propriedades e compartilhar com vizinhos e colegas. A capacitação da Embrapa é essencial para termos variedades limpas, sem doenças."

A capacitação integrou o projeto de fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca no Amapá, por meio da Rede Reniva, garantindo a multiplicação de manivas-sementes com qualidade genética e fitossanitária.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page