Crea-AP realiza etapa estadual do 12º Congresso Estadual de Profissionais em Macapá
- perolapedrosa7
- 17 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de ago.
Jolinda Martel

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP) promoveu na sexta-feira, 15, a etapa estadual do 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), no Sebrae Amapá. O encontro marcou o encerramento de um ciclo de quatro etapas microrregionais realizadas em diferentes municípios e reuniu profissionais, especialistas e estudantes para debater soluções para o desenvolvimento urbano no estado.
A programação se estendeu durante o dia, na manhã com palestras e abordou o tema “Acessibilidade como Pilar da Engenharia Inclusiva: Desafios e Soluções para o Amapá”. No período da tarde, foi realizada a plenária final para aprovação das propostas construídas de forma participativa nas etapas anteriores.
O presidente do Crea-Ap, Amarildo Magalhães , fala das expectativas para as propostas que serão aprovadas e levadas para compor a pauta do 15º Congresso Nacional.
“No Congresso Estadual de Profissionais vamos tratar de uma situação bem sistemática, bem didática, mais específica para os engenheiros que são vinculados ao nosso Crea-ap, onde nesse momento vão ser discutidos, debatidos, formados grupos inclusive de estudos para que seja aprovada as propostas que já estão sistematizadas no sistema ao longo desses quatro micro regionais desde maio que vem se alastrando até hoje. Então a ideia é aprovar essas propostas e aqueles que apresentaram vão poder ser candidatos a delegados para representar a Engenharia do Estado do Amapá no Congresso Nacional de Profissionais que será em outubro lá em Vitória no Espírito Santo.”

Com o tema “Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades”, o 12º CEP se consolida como espaço estratégico de avaliação, debate e formulação de políticas voltadas para a realidade regional. Temas como Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Saneamento Básico, Engenharia Pública, Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Energético para os Municípios.
O coordenador da Comissão Organizadora do 12º CEP, José Xerez, falou sobre as etapas preparatórias.
“Nós tivemos quatro preparatórios. A primeira foi em Porto Grande, o segundo evento foi aqui no plenário do Crea, e nós tivemos a participação de 25 colegas que tiveram dentre os quais cinco propostas foram credenciadas. O terceiro evento foi lá no Sebrae de Santana. E nós tivemos a presença de 31 colegas e também foram apresentar cinco propostas. O quarto e último evento foi na associação dos engenheiros agrônomos, então nós temos três propostas de profissionais lá também. Então esse quantitativo de propostas foram validados, foram colocadas no sistema e hoje à tarde os colegas que estiverem presentes e que apresentaram propostas vão defender o seu trabalho caso sejam respaldados pela nossa plenária, eles estão se candidatando a irem para a vitória do Espírito Santo na octagésima (Soie) semana oficial da engenharia, e o Congresso Nacional de Profissionais.”
O Congresso Nacional de Profissionais será a última etapa deste processo, reunindo representantes de todo o país para transformar as propostas estaduais em diretrizes e políticas nacionais, fortalecendo o papel da Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento do Brasil.




Comentários