Cram Tia Zefa encerra Outubro Rosa com ação voltada ao autocuidado das mulheres
- svioalmd4
- há 11 horas
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Encerrando a programação do Outubro Rosa, o Governo do Amapá realizou, na sexta-feira (31), a ação “Cuidar de Si é um Ato de Amor e Resistência”, destinada às mulheres atendidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram Tia Zefa), localizado no Centro de Macapá. A iniciativa reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Ao longo da manhã, as participantes acompanharam uma programação diversificada, com rodas de conversa, atendimentos com psicóloga e fisioterapeuta, além de palestras sobre hábitos saudáveis e orientações sobre exames preventivos, como a mamografia e o autoexame.

Mais do que um momento de cuidado, a ação reforça que a prevenção é o caminho mais eficaz para salvar vidas, como explicou a coordenadora do Cram Tia Zefa, Tayná Taylor.
“A importância em relação a essa ação, em alusão ao Outubro Rosa, o encerramento, é trazer conscientização para as nossas acolhidas, não somente para as nossas acolhidas, mas sim para a população geral, para as mulheres, trazendo essa conscientização, desse autocuidado que nós devemos ter para poder nos empoderar, não somente neste mês, mas assim ao período de nossas vidas. Nós acolhemos essas mulheres vítimas de violência, não somente patrimonial, física, mas sim entre outras, que nós já sabemos. Então a gente faz esse acolhimento oferecendo os serviços de fisioterapia, orientação psicológica, de enfermagem, então nós temos toda uma equipe preparada para fazer esse acolhimento”, explicou a coordenadora.

Quem utiliza os serviços do Cram expressa satisfação em participar da iniciativa, como é o caso de Clara Oliveira, que compartilhou sua experiência positiva com os atendimentos oferecidos, os quais ajudam na resolução de várias questões pessoais.
“Para mim, eu sempre vi esse lugar como um lugar de acolhimento. Eu já passei por várias situações de problemas familiares, de relacionamento, e aqui foi um lugar que sempre me acolheu muito. Quando tem esses eventos que promovem a mulher, que promove o nosso bem-estar, o nosso lugar de fala, é muito importante que a gente valorize isso, que a gente esteja presente e fale também, porque quanto mais a gente fala aquilo que está aqui dentro, mais a gente consegue que as pessoas compreendam onde que dói, onde que a gente quer que seja valorizado. Eu estou com a meta de poder olhar mais para mim, cuidar mais da minha saúde física também, porque é importante a gente ter esse cuidado, nosso corpo, tem que estar tudo equilibrado, saúde física, saúde mental, o bem-estar, a gente se sentir bem quanto mulher, nosso corpo, então é um processo que é uma junção de tudo isso, então eu quero muito poder agora cuidar mais de mim, cuidar mais da minha saúde”, comentou Clara.
O Outubro Rosa, celebrado em todo o mundo, simboliza a luta coletiva das mulheres por saúde, autoconhecimento e acesso a um atendimento digno e humanizado.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários