top of page
720X450.gif
Buscar

Comércio do Amapá projeta crescimento nas vendas durante o Natal e o Réveillon

  • svioalmd4
  • há 9 horas
  • 3 min de leitura

Jamile Moreira


COMERCIO
Comércios de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, alimentos e serviços já observam aumento no movimento de clientes e otimismo entre os lojistas
Comércios de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, alimentos e serviços já observam aumento no movimento de clientes e otimismo entre os lojistas

Com a proximidade das festas de fim de ano, o comércio do Amapá projeta aumento nas vendas, impulsionado pelo período natalino e pela renda adicional movimentada pela programação de Ano-Novo. Estabelecimentos dos setores de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, alimentos e serviços já registram maior fluxo de consumidores e clima de otimismo entre os comerciantes.


Dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o estado tem apresentado desempenho positivo no comércio varejista ao longo do ano, com destaque para um crescimento de 1,9% no volume de vendas em outubro de 2025, em comparação a setembro, número superior à média nacional de 0,5%. Esse resultado colocou o Amapá entre os estados com melhor desempenho no comércio varejista neste ano.


A vendedora Railana Rodrigues trabalha em uma loja de roupas no centro comercial e tem acompanhado diariamente essa movimentação e o crescimento das vendas. Segundo ela, o público feminino tem investido em looks para as festas de fim de ano, principalmente em conjuntos, que são peças versáteis para as programações.


“Tá sendo um prazer atender cada uma que vem, o movimento tá muito bom, graças a Deus, e que continue assim as nossas expectativas, até daqui para perto do réveillon, aqui a gente vai trabalhar normalmente, aí tá sendo altíssima, estamos esperando todo mundo. Elas [mulheres] estão com tudo, arrasando para dar close lá nos shows, com tudo, conjuntinhos, e também vestidos para quem vai ficar em casa para o natal, mas tá em alta mesmo hoje esse ano para gente, são os nossos conjuntinhos”.

Esse cenário de crescimento reflete, segundo analistas, não apenas o aumento da renda e do emprego formal no estado, mas também o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e à dinamização da atividade econômica local.


A jovem Maria Aguiar é reflexo dessas políticas de fortalecimento do empreendedorismo. Aos 17 anos, ela conseguiu o primeiro emprego e comemora seu desempenho trabalhando em uma loja de maquiagem e acessórios, segmento bastante procurado neste período de festas.


“A expectativa é muito alta nesse final de ano de muita venda, de muita compra, de atrair novos clientes e de ser uma boa vendedora, a gente vê muita gente vindo procurar maquiagem, tanto quanto maquiagem quanto com acessório, cabelo, nessa reta final de final de ano. A gente acredita que nessa parte do comércio que está mais movimentada, é uma área que tem mais faturamento também no final do ano, enfim, adendo a muitas oportunidades que tem também no final do ano, eu por exemplo no final do ano consegui a minha vaga de emprego que é muito importante para nós jovens”.

Além das vendas de fim de ano, a programação de Réveillon promovida pelo Governo do Estado do Amapá tem sido apontada como um fator extra de aquecimento econômico. Com shows, queima de fogos e eventos públicos gratuitos, a expectativa é que moradores e turistas aumentem o movimento em bares, restaurantes, hotéis e no comércio informal, gerando renda adicional para pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos.


A expectativa é de que a combinação entre o consumo natalino e os eventos de Réveillon gere impacto positivo na economia do estado, fortalecendo o comércio local e contribuindo para a geração de emprego e renda temporária neste período festivo.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


 
 
 
bottom of page