Comunidade quilombola do Ambé ganha escola moderna após obra do governo do Amapá
- perolapedrosa7
- 17 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de ago.
Janete Carvalho

O governador Clécio Luís entregou à comunidade do Ambé a Escola Quilombola Estadual Professor Joaquim Manoel de Jesus Picanço totalmente reformada e reestruturada. A solenidade ocorreu no sábado (16).
A iniciativa representa um avanço importante para a oferta de ensino de qualidade na região.
"A escola Joaquim Manuel Picanço tá linda, a altura do que o Ambé merece. E hoje a gente veio fazer a entrega, ou melhor, a devolução da escola. A escola já existia, foi totalmente reconstruída, não foi uma simples reforma, e além da reconstrução, recebeu toda a alegria, o carinho da nossa equipe para transformar no melhor ambiente possível para uma criança, e os jovens aqui da comunidade quilombola do Ambé a ter o seu estudo. Tudo o que nós fizemos foi de acordo com o que a comunidade escolheu. A unidade básica de saúde que tem aqui foi na época que eu era prefeito. Mas não é só isso, tem cadastro ambiental rural, carteira na cultura familiar, uma série de ações que estamos trazendo aqui para o Ambé. E estou muito honrado de estar aqui nesse sábado justamente na finalização das festividades de São Roque, que é o padroeiro aqui do Ambé, participando da entrega da escola".

Para a diretora da escola Marta Regina Pereira, a entrega reafirma o compromisso do governo com a educação.
"A nossa escola tem mais de 60 anos de existência e nunca havia passado por uma reconstrução desse porte. Então a gente percebe o compromisso do nosso governador com a educação do nosso estado e quem ganha é a comunidade escolar, somos nós funcionários e a comunidade em geral, que almejava esse espaço, um espaço aconchegante e digno aos seus filhos".
Com investimento superior a R$ 1,4 milhão, a obra resultou em salas de aula modernas, ambientes acessíveis e áreas externas destinadas à convivência. O aluno Rafael Bruno ficou satisfeito com o resultado da nova escola.
"A nossa escola era totalmente deteriorada, uma escola que não tinha como os professores exercerem o trabalho deles, os alunos estavam faltando recursos, e aí veio essa melhoria de uma nova construção, que o nosso governador proporcionou para a gente. Trouxe qualidade de ensino, lugar adequado para a gente estudar, ter o nosso aprendizado e avançar. Estou feliz pela escola, pelo espaço que a gente tem. A gente agradece muito ao nosso governador pela qualidade que ele está proporcionando para a gente, por tudo"
A escola atenderá quase 70 alunos nos turnos da manhã e tarde, e é a 27ª unidade entregue pela atual gestão. Com a reconstrução o prédio se torna um símbolo de inclusão e de esperança para crianças e jovens, representando um futuro mais sólido para a comunidade do Ambé.




Comentários