Comunidade celebra fé e história na missa de 248 anos do Círio de São Tiago
- Jolinda Ferreira
- 25 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jul.
Janete Carvalho

A comunidade de Mazagão Velho se reuniu em clima de fé e devoção para a tradicional missa do Círio de São Tiago, nesta sexta-feira (25). A celebração marca uma das principais programações religiosas da festividade que este ano completa 248 anos de história.
A cerimônia campal foi realizada em frente a Igreja de São Tiago e reuniu centenas de fiéis, que ocuparam as imediações.
Luís Fernando Pinto um dos organizadores da programação ressaltou que a missa marca um dos momentos mais importantes da festividade.
"A missa campal na Praça São Tiago para nós é super importante, levar a palavra de Deus às pessoas que que acreditam em São Tiago. É o momento da gente entregar nossos corações a São Tiago, é o momento da gente acreditar mais ainda em São Tiago, nas nossas autoridades, e pedir força e saúde para nos ajudar. Então São Tiago nos faz isso, nos proporciona esse amor, esse respeito pelas pessoas e pela comunidade. Então, é super importante para nós estar levando a palavra de Deus para as pessoas que vem visitar Mazagão Velho".
Para Elaine Tavares devota do santo, a missa representa mais do que uma homenagem religiosa, é um momento de agradecimento, pedidos e renovação da fé.
"A celebração é um momento muito especial, porque é quando começa o nosso momento de fé que é o início da festa de São Tiago. A missa é um momento de devoção, e logo após vem o círio que nós vamos demonstrando a nossa fé. É muito lindo ver esse momento, porque a festa de São Tiago não é só a parte dançante, o ponto chave é a parte religiosa que para mim é a melhor parte, a gente renova a nossa fé, é um momento que em palavras fica até difícil de descrever".
Após a missa, a procissão seguiu pelas ruas e avenidas de Mazagão Velho, com cortejos, encenações e rituais tradicionais, culminando na grande apresentação da batalha entre mouros e cristãos.

A festividade de São Tiago é realizada pelo Instituto cultural da festa de São Tiago, com apoio da Prefeitura de Mazagão e governo do Amapá.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários