Clécio Luís sanciona reestruturação de carreiras e melhorias salariais para servidores da infraestrutura
- perolapedrosa7
- há 6 horas
- 3 min de leitura
Janete Carvalho

Sensível ao pedido dos servidores da infraestrutura, o governador do Amapá, Clécio Luís, sancionou nesta sexta-feira (9) a lei que contempla e reestrutura a carreira de engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, arquitetos e outros cargos técnicos ligados à infraestrutura estadual.
A proposta foi elaborada a partir do diálogo entre os sindicatos representativos e as secretarias de Planejamento, Administração e Fazenda, que avaliaram a viabilidade administrativa e financeira da medida.
A exemplo do que tem feito com as demais categorias, o governador Clécio ressaltou que a iniciativa é nada mais que o reconhecimento do desempenho desses profissionais.
“O que nós queremos fazer com essa sanção hoje, da reestruturação da carreira de todo o grupo de infraestrutura, é reconhecer o papel, a importância, o desempenho, o que representa todo esse segmento para o Estado da Amapá. Principalmente agora, a gente tem um planejamento de obras muito grande, nós precisamos muito desse segmento, é esse segmento que vai ajudar a preparar o Amapá para o que está por vir, quer seja nos investimentos que estamos fazendo em bioeconomia, biotecnologia, o parque de inovações que vai trazer novas empresas para cá, o novo distrito industrial, uma série de atividades econômicas que vão mudar a realidade do Amapá, mas também uma muito especial que é o petróleo. Então, o Amapá precisa de infraestrutura para receber esse investimento, porque isso vai mudar completamente a vida dos amapaenses do Oiapoque, a Vitória do Jari.”
Luziel Santos, presidente do Sindicato de Infraestrutura do Estado do Amapá, destacou o esforço do governo na valorização dos servidores que muito têm contribuído para o desenvolvimento estrutural do estado.
“Nós batalhamos para essa reestruturação há pelo menos 12 anos e agora, nessa gestão, é que conseguimos fazer reconhecimento dessas nossas defasagens, nossa defasagem salarial estava muito desproporcional ao que o governo do Estado pagava para os servidores particulares ou de outras obras da administração, e essa gestão veio a contemplar a gente com uma aproximação muito grande do que esses profissionais vêm pagando. E a realidade que se paga também aqui no Estado. Então, com essa reestruturação, a gestão garante o melhor serviço para a população.”
Um dos servidores contemplados com a iniciativa foi Luis Henrique Duarte, diretor técnico do Detran, que enalteceu a atitude do governador Clécio em proporcionar melhores condições salariais à classe.
“O governador Clécio foi muito sensível a ouvir a categoria, e nos valorizar, sabendo de toda a importância que nós temos para o Estado, nas obras que ele está fazendo, estão sendo fiscalizadas tanto pela Seinf, quanto pelo Setrap, quanto pelo Detran e outros órgãos também que têm servidores da infraestrutura. Então essa valorização só vem a mostrar a preocupação do governador Clécio em valorizar ainda mais a nossa categoria.”

O plano será implementado de forma escalonada ao longo de três anos: em 2025, será concedido um aumento na gratificação; em 2026, ocorrerá a reestruturação da tabela salarial; e, em abril de 2027, uma parte da gratificação será incorporada ao vencimento básico.
A iniciativa integra o maior processo de reestruturação de carreiras do serviço público da história do Amapá, em várias categorias, promovido desde o início da atual gestão.
Comments