Clécio inaugura nova UTI e centro cirúrgico e amplia atendimento no Hospital da Criança e do Adolescente
- svioalmd4
- 1 de jul.
- 3 min de leitura
Janete Carvalho

Com a conclusão de mais uma Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), o governador do Amapá, Clécio Luís, entregou nesta terça-feira (1) um novo espaço pediátrico com 16 leitos e um centro cirúrgico, com três salas especializadas para procedimentos infantis. Ao todo, são 36 novos leitos entregues pela atual gestão, representando uma ampliação significativa.
“Hoje a gente está entregando 36 novos leitos de UTI infantil, antes nós tínhamos 12 e havia uma necessidade muito grande de nós colocamos mais 8 leitos de UTIs, ficou 20, agora a gente entrega 36 ou seja triplicamos de 12 para 36 o número de UTIs pediátricas e a ideia conversada com os médicos é que esse hospital, que hoje é o hospital da criança e do adolescente seja só de crianças, porque tem problema de toda ordem quando você coloca no mesmo centro cirúrgico, no mesmo TI, por exemplo, numa mesma enfermaria, uma criança de 5, 6, 8, 10 anos, com um jovem de 16, 17 anos, com um homem, que é um homem formado e requer realmente um tratamento diferente de uma criança para um adolescente. Mas hoje são dois tipos de entrega 36 novos leitos de UTI para crianças, junto com isso, três novos centros cirúrgicos, um desses centros vai servir só para cirurgias ortopédicas, os outros dois para os demais tipos de cirurgias, além dessas entregas, vocês vão poder olhar como está ficando essa reforma, que não é reforma, é o hospital novo, que nós estamos entregando”.

O cirurgião pediátrico Cláudio Cambraia, que atua há 36 anos no Amapá, reconhece o empenho e esforço do governo para garantir um atendimento de qualidade ao público infantil. Ele diz, inclusive, que o hospital não se restringe ao atendimento de crianças somente do Amapá.
“A gente precisava de um espaço que pudesse ofertar atendimentos, não só para a população do Amapá, como a população de outros estados que aqui procuram atendimento, como o Pará, que é aqui próximo, mas também de outros estados que a gente tem recebido, e com esse novo espaço que está sendo criado aqui, com três salas de cirurgia e mais de recuperação anestésica, nós vamos poder ofertar um serviço de qualidade e como servidores públicos poder trabalhar num ambiente confortável. A gente fica feliz nesse momento de inaugurar uma obra bem antiga, e felizmente agora a gente consegue concluir e ofertar um serviço de uma qualidade que não deixa a desejar em relação a outros centros”.
Para Francisca Soares, técnica de enfermagem, o momento é de alegria e satisfação pelo novo ambiente de trabalho e atendimento.
“Eu, e todos os meus colegas, parceiros de trabalho estamos felizes, e muito agradecido por esse momento que vai ser muito especial para toda a população amapaense, que é a inauguração da nova UTI, com novos leitos, com novas camas, tudo novo, e profissionais que se dedicam 24 horas para cuidar das nossas crianças”.

As obras, iniciadas em 2013, foram retomadas e tiveram continuidade na atual gestão estadual, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do Tesouro Estadual. A expectativa é de que os novos ambientes ampliem significativamente a capacidade de atendimento em média e alta complexidade voltada ao público infantil.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários