top of page

Chico Buarque 80 anos de um grande artista brasileiro


Marcelo Guido

Chico

Sua obra extensa, seu passado contestador, dignificam toda um existência.

Na música, na literatura, na política Francisco Buarque de Holanda esteve presente e contou e cantou muitas histórias brasileiras, assim como um retalho singular de conhecimento que o mesmo proporcionou para o grande público.



Respeitado dentro e fora do Brasil, Chico, como muitos brasileiros são chamados saiu do comum com talento e expressão artística levando o país para todos os cantos do mundo.


Sendo vendo a banda passar, ou mostrando sua verve contestadora pedindo o afastamento de um cálice, suas músicas levaram o Guri para dentro da casa de brasileiros em tempos difíceis, mas mostrou um lado humano, sambista imortalizado pela verde e rosa carioca em 98.


Chico, conseguiu ser um artista popular dentro de cabedal acadêmico que conta de uma opera, mesmo sendo do malandro ou do cotidiano de casal.

Mostrou cara do povo brasileiro no excelente livro “Essa Gente”, contou a história de um irmão Alemão, e sem dúvidas em verso e prosa mostrou a indignação contra um regime que oprimiu e muito toda uma nação.


Símbolo máximo da cultura brasileira refletidos em 58 anos de carreira, 537 canções, 1.302 gravações, 50 discos (próprios ou com parceiros, em estúdio ou ao vivo), quatro peças de teatro, uma novela, um livro de contos e seis romances, Chico Buarque permanece ativo e vivo para com certeza as futuras gerações.


Ouça 'Meu Amor' em volume máximo hoje.


Parabéns ao grande maestro das ruas, dos bares, das letras e dos corações.

Chico Buarque é a dignidade artística brasileira em estado bruto e merece ser celebrado.


Parabéns, Chico!

 


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page