top of page
720X450.gif
Buscar

Carreta Delas leva serviço itinerante de saúde especializada ao interior do Amapá

  • svioalmd4
  • 25 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de set.

Jamile Moreira

CARRETA DELAS
O projeto possui seis unidades móveis, conta com mais de 120 profissionais e é executado pela Sesa e Ibras, com apoio da Prefeitura de Santana e emenda parlamentar
O projeto possui seis unidades móveis, conta com mais de 120 profissionais e é executado pela Sesa e Ibras, com apoio da Prefeitura de Santana e emenda parlamentar

Foi lançado nesta quinta-feira (25) o projeto Carreta Delas, que ampliará o acesso ao atendimento de saúde de média complexidade de forma itinerante ao interior do Amapá. Santana é o primeiro município a receber a iniciativa do Governo do Estado.


Nesta primeira etapa, os atendimentos serão realizados em Santana, Mazagão, Porto Grande e Macapá – nas zonas Sul e Norte. De acordo com o governador Clécio Luís, embora tenha como prioridade a saúde da mulher, o projeto também atenderá outros públicos, tanto por agendamento prévio quanto por livre demanda.


“O foco, a ênfase é na mulher, é na saúde da mulher, mas vai atender o idoso, vai atender o homem, as crianças, é um atendimento generalizado, com serviços especializado e também, obviamente, prevenção. Isso tem que ser feito em parceria com o município para dar certo e estou muito feliz pela parceria com o deputado Jonildo que colocou recurso e garantiu, não só para esse ano, mas para a continuidade do projeto para o ano que vem, e isso é muito importante”, garantiu o governador.

A iniciativa prevê, em 12 meses, a realização de cerca de 50 mil atendimentos, sendo 6 mil direcionados exclusivamente às mulheres. Segundo a secretária de Saúde, Nair Mota, a iniciativa vai atuar diretamente na saúde preventiva e possibilitar o diagnóstico e tratamento precoce de doenças como câncer de mama e do colo do útero.


“É um projeto voltado para a saúde da mulher, mas claro, o homem também pode acessar esse serviço. O lançamento é aqui no município de Santana e a partir de amanhã, no período do dia 26 de setembro até o dia 5 de outubro aqui no município de Santana na Praça do Fórum. São consultas médicas, exames laboratoriais, exames de imagem, para que a mulher tenha acesso a esse serviço, e então definir um diagnóstico de uma possível patologia, tendo esse diagnóstico precoce”, explicou a gestora.

O prefeito do município de Santana, Bala Rocha, agradeceu a iniciativa e garantiu que, com a estrutura móvel, será possível diminuir a lista de espera por atendimento à saúde e melhorar a qualidade de vida da população.


“Santana agradece, isso melhora a qualidade da saúde da população, e melhora, portanto, o desempenho da população também no trabalho, nas suas atividades profissionais, porque para a pessoa ter um grande desempenho profissional precisa ter uma boa saúde, e é isso que a gente está oferecendo aqui”, declarou o prefeito Bala.

A diarista Raimunda Barbosa, moradora do bairro Remédios, participou da cerimônia de início dos atendimentos. Para ela, que tem um cisto no seio, a carreta chegou em boa hora, pois poderá fazer seus exames preventivos.


“Eu tenho um cisto no seio, e quero ir lá com o doutor, quero fazer um preventivo que é o principal, que nós podemos tratar, se cuidar, porque quem gosta de nós somos nós mesmas, então nós temos que nos cuidar”, afirmou Raimunda.

O projeto dispõe de seis unidades móveis completas e envolve diretamente mais de 120 profissionais de saúde
O projeto dispõe de seis unidades móveis completas e envolve diretamente mais de 120 profissionais de saúde

O projeto conta com seis unidades móveis totalmente equipadas e o envolvimento direto de mais de 120 profissionais de saúde. A execução das atividades ficará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras), por emenda parlamentar do deputado estadual Josenildo Abrantes e com o apoio da Prefeitura de Santana.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page