Capacitação voltada à segurança vacinal reúne profissionais da saúde no Amapá
- svioalmd4
- 30 de set.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Na terça (30) e quarta-feira (1º), profissionais da saúde participam de uma capacitação promovida pelo Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Saúde, para reforçar os protocolos de investigação e avaliação de eventos adversos relacionados à vacinação.
A atividade, coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), reúne especialistas estaduais e federais, além de técnicos de saúde pública, enfermeiros e médicos que atuam diretamente no ciclo de imunização.

De acordo com o superintendente da SVS, Cássio Peterka, as vacinas são seguras e passam por rigorosos estudos antes de serem disponibilizadas à população. Ele destacou que a atividade fortalece a investigação de possíveis efeitos adversos e reforça a confiança na vacinação.
“A gente sabe que as vacinas são seguras, elas salvam vidas, e para que ela seja incorporada no calendário do PNI, do Programa Nacional de Imunização, ela passa por muitas pesquisas, mas além dessas pesquisas iniciais, a gente continua monitorando a qualidade dessas vacinas, se ela não tem nenhum problema para a população, e esse curso é voltado a isso. A gente está fortalecendo a investigação de qualquer evento adverso que possa ocorrer pela vacinação. A gente sabe que são poucos eventos, mas que eles podem, esporadicamente, acontecer. E para que a gente garanta a qualidade da vacinação, garanta que não tenha nenhum risco, esse é um trabalho feito pelo Ministério da Saúde, junto com os estados e os municípios em que a gente trabalha garantindo, assim, a saúde do Amapá”, explicou Peterka.

Para a enfermeira Fernanda Amaral, responsável técnica do Centro Imunológico do município de Santana, a capacitação garante mais conhecimento e contribui para que os profissionais estejam mais preparados para orientar a população.
“A gente está aqui com uma grande expectativa, claro, de poder ter mais conhecimento na área para que a gente possa estar explicando para a nossa população, para nossos vacinadores no nosso município, a respeito dos eventos adversos após a vacinação. E orientando também a nossa população em geral”, declarou Fernanda.
A iniciativa integra a política contínua de fortalecimento da segurança vacinal e da ampliação da confiança da sociedade no uso de imunizantes.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários