Cantora Alcione grava Marabaixo e amplia visibilidade da cultura do Amapá
- perolapedrosa7
- há 22 horas
- 2 min de leitura
Edy Wilson

A convite do Governo do Amapá, a consagrada cantora Alcione gravou o single “Marabaixo: Tradição do Amapá”. A música será lançada na sexta-feira, 16, a partir de 0h, nas plataformas digitais. O trabalho reúne uma sequência de canções que representam a cultura afro-amapaense e a força do Marabaixo.
Reconhecida pela relação próxima com os ritmos populares brasileiros, Alcione foi escolhida pela afinidade com sonoridades do Norte e do Nordeste, presentes ao longo de sua trajetória artística. O projeto apresenta uma fusão de músicas tradicionais e autorais ligadas ao marabaixo, manifestação cultural do Amapá reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
A gravação ocorre em um momento de maior projeção nacional da cultura amapaense. A Estação Primeira de Mangueira anunciou para o Carnaval de 2026 o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, que homenageia o curandeiro popular e símbolo da sabedoria ancestral amazônica. O samba-enredo contará com a participação de compositores ligados à cena cultural do Amapá, como Joãozinho Gomes.
No single, Alcione é acompanhada pela percussão tradicional da caixa de Marabaixo, com participação de Nena Silva, marabaixeiro do quilombo do Curiaú, além de músicos e cantadores ligados à tradição cultural amapaense.
Em depoimento, a cantora falou sobre a experiência de conhecer o ritmo e a cultura do estado.
“Sou Alcione, cantora popular brasileira, e conheço muitos ritmos. Tive a honra de cantar e conhecer o Marabaixo, manifestação cultural afro-amapaense. É sempre bom conhecer coisas novas. O Brasil é tão grande e tão rico em ritmos que esse contato foi muito especial. O Brasil é um país de muitos ritmos e de muitas raças, e é aí que está a beleza da nossa cultura popular. Em cada canto, encontramos um pedaço do Brasil cantando e tocando".

"Este país é essencial para os brasileiros que já nasceram e para aqueles que ainda vão nascer. Registrar essa cultura é reconhecer a diversidade cultural que nos define. Eu não conhecia esse som e me senti enriquecida. Foi uma experiência transformadora conhecer mais esse ritmo e descobrir mais um pedaço da nossa cultura".
A Amazônia Negra será tema da minha escola, a Estação Primeira de Mangueira, no Carnaval de 2026, a partir da história do Mestre Sacaca. E eu, devota dos ritmos populares, tive a honra de conhecer o Marabaixo, que vem lá do Amapá. Viva a cultura popular brasileira.”
O single “Marabaixo: Tradição do Amapá” tem produção musical de Alan Gomes, direção musical de Alexandre Menezes, e reúne obras de domínio público e composições de autores amapaenses. A iniciativa amplia a presença do Amapá no cenário musical brasileiro e fortalece a difusão de suas tradições culturais.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários