top of page
720X450.gif
Buscar

Baile dos Máscaras movimenta a Festa de São Tiago em Mazagão Velho

  • svioalmd4
  • 25 de jul.
  • 2 min de leitura

Edy Wilson Silva


BAILE DOS MÁSCARAS
O baile é um momento-chave na dramatização do embate entre cristãos e mouros
O baile é um momento-chave na dramatização do embate entre cristãos e mouros

O tradicional Baile dos Máscaras reuniu uma multidão na noite da quinta-feira, 24, em Mazagão Velho, durante a programação dos 248 anos da Festa de São Tiago. A celebração, que conta com o apoio do Governo do Amapá, é um dos pontos altos do festejo religioso e cultural.


O baile representa um momento estratégico da encenação entre cristãos e mouros. Na narrativa, os cristãos oferecem presentes com alimentos envenenados para eliminar os mouros, acreditando terem vencido a batalha. No entanto, os mouros descobrem o plano, comparecem ao baile disfarçados e conseguem reverter a situação, servindo aos inimigos a mesma comida envenenada. Por tradição, apenas homens participam do salão, enquanto as mulheres acompanham do lado de fora.


Entre os participantes da noite, o mascarado “André da Mata” — nome fictício utilizado para preservar sua identidade — compartilhou sua experiência e emoção ao fazer parte do baile.


“É um orgulho muito grande participar desse momento e ajudar a manter viva a nossa cultura e tradição. Um povo sem cultura e tradição é um povo sem história e sem identidade. Participo há mais de 10 anos. Desde pequeno, a gente é incentivado pela comunidade, que também realiza encenações da batalha entre mouros e cristãos com crianças. Então, nossa participação começa ainda na infância e segue até a fase adulta. E ainda dá tempo: Hoje tem um momento especial. Quero convidar a população para prestigiar a batalha entre Mouros e Cristãos, que é o ponto alto da Festa de São Tiago. É nessa encenação que aparecem os guerreiros de São Tiago e São Jorge, que dão brilho e força a essa celebração tão bonita”.

Com forte valor simbólico, o baile mantém viva uma das tradições mais emblemáticas do povo mazaganense, reunindo cultura, religiosidade e economia criativa, além de atrair visitantes de várias regiões do estado. Entre os presentes, o governador do Amapá, Clécio Luís, e outras autoridades políticas participaram da festa fantasiados e se divertiram ao lado da comunidade. Em seguida, o governador visitou a tradicional Casa das Caldeiras, onde foi servido um caldo preparado pela família da devota de São Tiago, Valentina Nunes. Ele e sua equipe foram calorosamente recepcionados e saborearam o prato típico.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page