top of page
720X450.gif
Buscar

Ação leva atendimentos de saúde à população carcerária no Amapá

  • svioalmd4
  • 15 de out.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


IAPEN
ree

A Penitenciária Masculina do Amapá recebeu, nesta quarta-feira (15), a Ação de Cidadania, iniciativa voltada à promoção da saúde no sistema prisional. A programação, que começou no dia 8 e segue até sábado (18), abrange todas as unidades prisionais do estado e também contempla os servidores que atuam no sistema.


O secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, Cézar Vieira, destacou que a iniciativa representa um avanço importante na política de reintegração social e cuidado com a dignidade humana dentro do sistema prisional.


“É importante e necessária a decisão política do governo do estado, em razão desse atendimento à saúde de todas as pessoas privadas de liberdade, são seres humanos que precisam de cuidado nesse processo de ressocialização e essa ação de cidadania, inclusive com muitas novidades, nesse momento em que tratamos da saúde dessas pessoas e também dos servidores que atuam na linha de frente aqui no sistema penitenciário, ontem tivemos a importante notícia da quebra, inclusive de um recorde nacional no número de atendimentos realizados no ambiente prisional, mais de 1.100 pessoas foram atendidas, mostrando esse compromisso da segurança pública e das ações do governo do estado com o cuidado de todos os seres humanos”.

Durante a ação, foram oferecidos atendimentos de triagem e avaliação médica, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação, coleta de sangue e de escarro para diagnóstico de tuberculose, além da distribuição de medicamentos e levantamento de dados epidemiológicos.


Nádia Ferreira, chefe da unidade de saúde do Iapen, destacou a importância da ação e explicou que, caso sejam identificadas alterações, os detentos são imediatamente encaminhados para os tratamentos necessários.


“Conforme o resultado dos testes, eles vão dando reagente, também é realizada essa coleta, dispensação de medicamentos, notificação de todos os agravos. Então ela vem mostrar realmente o perfil dessa população em relação à sua saúde. No momento que nós começamos a ofertar essa ação para os centros de custódia, e quando chega na maior penitenciária do estado, na penitenciária masculina, nós estamos percebendo uma aceitação muito grande de toda a população prisional, porque são atendimentos básicos, que são necessários. Então, hoje, essa população, em sua totalidade recebe esses atendimentos básicos, que são triagem, mas também são diagnósticos e também tratamento”.

A ação é resultado de uma articulação entre o Governo do Amapá e diversos parceiros institucionais, como a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça (Senappen), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e as secretarias municipais de Saúde e de Vigilância em Saúde.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page