Avaliação estadual monitora desempenho de mais de 27 mil alunos no Amapá
- jamilemoreira6
- há 15 minutos
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Alunos do 2º e 5º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipal participam, nos dias 27 e 28 de novembro, da avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap). A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, por meio do Regime de Colaboração.
O Sispaeap avalia mais de 27 mil estudantes e tem como objetivo monitorar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, contribuindo para o aprimoramento da aprendizagem no Amapá.
Débora Vale, coordenadora do programa Criança Alfabetizada da Secretaria de Estado da Educação (Seed), destacou a importância do processo avaliativo.
“Essa avaliação vem medir o grau de desempenho e aprendizagem desses alunos e esses resultados vão para cenário nacional que é o índice criança alfabetizada que é divulgada pelo MEC Ministério da Educa todo o mês de junho, e o nosso estado deu uma alavancada saiu dos últimos e foi para o terceiro estado que mais cresceu na avalia, nós saímos de 17% e em 2024 nós entregamos 55% de crianças alfabetizadas. Este ano nós queremos alcançar um nível muito maior de crianças alfabetizadas”.
Para Renata Dantas, professora da Escola Coelho Neto, a expectativa é otimista. Ela acredita que os estudantes conseguirão demonstrar na avaliação todo o aprendizado adquirido ao longo do ano.
“Nós estamos muito felizes, porque a nossa escola está fazendo essa prova, as crianças vão colocar em prática o aprendizado delas, tudo que elas levaram durante um ano, a gente veio se preparando para que hoje eles tivessem esse resultado efetivo, e a gente espera um resultado positivo em relação à prova.
A aluna Lídia Sofia de 9 anos, destacou que gostou de fazer a prova, ela espera uma boa nota.
“Comecei do primeiro ano até o segundo para me preparar para essa prova que está tendo hoje, é uma prova muito legal, ela ensina, e mostra o nosso conhecimento e eu espero tirar nota 10”.
Os resultados da avaliação subsidiam o cálculo do ICMS Educação e do Índice Criança Alfabetizada (ICAA), além de orientar políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem. A partir dos dados coletados, o Estado consegue identificar o rendimento dos estudantes e planejar a aplicação de recursos de forma mais eficiente.
Acompanhe também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários