Após ocorrências registradas no fim de semana, Bombeiros alertam para riscos de queimadas durante período seco
- perolapedrosa7
- 29 de out.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) atualizou, na segunda-feira, 27, as informações sobre as ações de combate aos dois incêndios registrados no domingo, 26, um no bairro Perpétuo Socorro e outro em uma área rural às margens da Rodovia AP-070, em Macapá.
De acordo com o chefe do Setor de Comunicação do CBM-AP, coronel Sandro Sanches, durante o fim de semana vários focos de incêndio foram registrados, mas dois chamaram atenção pelo local e proporção que ocorreram.
“Em 26 de outubro, tivemos vários incêndios em todo o estado, todos incêndios em vegetação e incêndios urbanos. Porém, o que chamou mais atenção foi o incêndio da Baixada Pará, um incêndio em uma edificação, acabou sendo confinado em uma edificação e tivemos o controle rápido desse incêndio como um apoio da população e a ação rápida do Corpo de Bombeiros conseguimos confinar. E o outro incêndio, incêndio de vegetação na AP-70, o incêndio longo, extenso, de uma área onde o fogo acaba sendo propagado pelo vento, iniciamos às 3 da tarde e finalizamos à meia-noite já para dia 27”, destacou o oficial.
Ainda segundo Sanches, a ocorrência na AP-070 necessitou da mobilização de equipes de pelo menos quatro municípios devido a proporção e a rapidez da propagação das chamas.
“Para que esse incêndio fosse controlado e sofresse menos danos várias equipes foram mobilizadas para isso. A equipe de Macapá, a equipe de Ferreira Gomes, Porto Grande e Itaubal se uniram para fazer esse combate do incêndio da AP-70. Tudo para que a gente pudesse dar uma resposta à altura da sociedade, para que isso não provocasse danos à comunidade que vive ali próximo e também essa fumaça não prejudicasse a cidade de Macapá também em Santana”, explicou.

O coronel também reforçou as orientações à população quanto à importância da prevenção e da denúncia de queimadas, especialmente em locais de vegetação seca e áreas residenciais próximas a terrenos baldios.
“É muito importante que a comunidade entenda que a prevenção para os incêndios florestais ela é a parte mais importante desse combate e a prevenção é não queimar lixo não queimar entulho não queimar folhas porque isso pode propagar para incêndios de grandes proporções a nossa função também é prevenir para que a gente possa proteger a sociedade através de informações de prevenção e através do combate propriamente dito”, reforçou Sanches.
O Corpo de Bombeiros também orienta que em casos de fumaça intensa ou princípio de incêndio, a população acione imediatamente o CBM-AP pelo número 193, informando o local com o máximo de detalhes possíveis para agilizar o atendimento.




Comentários