Após 15 anos, servidores da Polícia Científica do Amapá têm tabela salarial reestruturada
- Jolinda Ferreira
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

O Governo do Amapá anunciou, na tarde de quinta-feira (10), a reestruturação da tabela salarial dos servidores efetivos da Polícia Científica do Estado. A medida histórica foi oficializada pelo governador Clécio Luís durante cerimônia realizada no Palácio do Setentrião, em Macapá.
A nova tabela beneficia 193 servidores, entre peritos criminais, médicos legistas, odontolegistas, papiloscopistas, técnicos periciais e auxiliares técnicos periciais. Os reajustes serão aplicados de forma progressiva ao longo dos próximos três anos e incluem a criação de gratificação de atividade pericial, plantão remunerado e novas possibilidades de jornada, com escalas de 12h por 36h e 24h por 72h, além do regime de expediente.
O governador Clécio Luís, feliz com a conquista, celebrou com os servidores da Polícia Científica do Amapá. Ele falou a respeito dessa valorização salarial.
“O nosso governo vem reestruturando a carreira profissional de pelo menos 15 categorias: Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Científica, Polícia Penal, Gestão, Grupo de Assistente Social. Estamos conversando com a categoria da saúde em geral. Com essa remuneração, essa incorporação dos plantões, a base salarial decidiu aumentar muito e vai virar base salarial e daqui a pouco vira subsídio. Então vocês terão um ganho remuneratório muito importante, muito, você tem tempo de se apresentar. Eu tenho uma preocupação diária com os nossos servidores. Eu sou servidor público, sou sindicalizado. Estamos corrigindo uma injustiça histórica. Esta reestruturação é fruto de muito diálogo e responsabilidade fiscal. É o reconhecimento da importância da Polícia Científica para a segurança e para a justiça do nosso estado. Valorizamos os profissionais que atuam com técnica e precisão, contribuindo para a verdade dos fatos e o fortalecimento das instituições”, afirmou o governador Clécio Luís.
A reestruturação foi recebida com entusiasmo pelos servidores da instituição. Em nome da categoria, o presidente do Sindicato Amapaense dos Peritos Oficiais, Elisson Savaris, destacou a conquista como um marco para a valorização da perícia no estado.
“Agradeço ao governador Clécio por nos ouvir. É um momento histórico pra nossa categoria. Conseguimos a reestruturação salarial e a valorização da perícia no estado do Amapá. Em nome de todos os profissionais aqui presentes, quero expressar nossa profunda gratidão ao governador Clécio Luís, sua sensibilidade e compromisso com a nossa profissão, que reafirma a importância do nosso trabalho para a justiça e para a sociedade.”
Também presente no evento, o servidor Bruno Costa, que ingressou recentemente na Polícia Científica, compartilhou sua emoção com a conquista.
“Esse momento é muito gratificante. Enquanto servidor novo, tenho quatro meses de casa, e poder participar de uma conquista como essa é muito emocionante. Eu estou feliz em ver a união dos meus colegas, servidores mais antigos, e saber que o governo teve esse olhar sensível pra categoria. Eu tenho muito orgulho de fazer parte da Polícia Científica do Amapá e sei que, com essa valorização, a gente vai poder contribuir ainda mais com a sociedade.”
A última reestruturação salarial da categoria havia ocorrido em 2010. O novo plano representa o fim de um período de 15 anos sem avanços significativos e simboliza um novo ciclo de fortalecimento da perícia oficial no Amapá.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Comments