top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Aneel suspende reajuste e Amapá escapa de alta de energia superior a 20%

  • svioalmd4
  • 10 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Brenda Soares*


ENERGIA

Na região Norte, Acre e Rondônia tiveram aumento na tarifa de energia, enquanto o Amapá conseguiu evitar o reajuste graças à mobilização política estadual e federal
Na região Norte, Acre e Rondônia tiveram aumento na tarifa de energia, enquanto o Amapá conseguiu evitar o reajuste graças à mobilização política estadual e federal

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (9) a suspensão do reajuste tarifário que elevaria em mais de 20% a conta de luz dos consumidores do Amapá. A decisão atende à solicitação da concessionária local de energia, reforçada por articulação do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), e do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).


A suspensão do reajuste proporciona alívio na conta de energia dos amapaenses, conforme destacou o governador Clécio Luís em suas redes sociais.


“O caso do Amapá é diferente dos demais. Eles aprovaram uma medida provisória 1304, que garante ao Amapá uma condição diferenciada. Parabéns, Davi; parabéns, Randolfe, muito obrigado, porque é a segunda vez em dois anos e onze meses que juntos nós conseguimos impedir um reajuste de energia elétrica injusto para o Amapá”.

O requerimento dos senadores solicitou que a Aneel retirasse o processo da pauta até a conclusão dos cálculos previstos na Medida Provisória 1.304, de 2025, já sancionada e transformada em lei. A norma estabelece a utilização de ativos da União para amortizar reajustes nas regiões Norte e Nordeste, assegurando modicidade tarifária aos consumidores.


Na região Norte, os estados do Acre e Rondônia tiveram os novos valores confirmados pela Aneel. Com isso, o Amapá foi o único da região a evitar aumento na tarifa, resultado direto da mobilização política estadual e federal em defesa dos consumidores locais.


*Estagiária sob supervisão


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page