Amapá sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira e da mostra nacional de robótica
- Jolinda Ferreira
- 29 de ago.
- 2 min de leitura
Jolinda Martel

O Governo do Amapá promoveu nesta sexta-feira, 29, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e da Mostra Nacional de Robótica (MNR). O evento, realizado no Sebrae-AP, reuniu equipes de diferentes regiões do estado em um dia marcado por desafios, inovação e aprendizado.
Reconhecida como uma das maiores competições de ciência e tecnologia do Brasil, a OBR é uma iniciativa considerada como ferramenta educacional que utiliza a robótica como meio de ensino prático, criativo e multidisciplinar. Hutson Roger Silva, professor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), fala da importância desses dois eventos para o Estado do Amapá.
“A gente está recebendo dois eventos de grande importância para o Estado do Amapá, que são dois eventos em que os nossos estudantes podem mostrar o que eles estão produzindo na área de robótica, inteligência artificial e tecnologias. A Mostra Nacional de Robótica reúne trabalhos de diversas idades e faixas etárias relacionadas a esses temas, e a Olimpíada Brasileira de Robótica é voltada para o ensino fundamental e o ensino médio, onde os estudantes vão competir com seus robôs em uma arena que possuem diversos desafios, com diversos graus de dificuldade”.

De acordo com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela coordenação da etapa estadual, o evento fortalece a integração entre educação, ciência e criatividade. Marceli Coimbra dos Santos, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), fala da Importância da realização da etapa Estadual da Olimpíada brasileira de robótica.
“isso faz parte de uma política do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, de popularização da ciência, do conhecimento. Mais cedo nós tivemos aqui a Mostra Nacional de Robótica. Tudo isso para valorizar o que é produzido aqui pelos nossos estudantes e para incentivá-los a seguir nas carreiras das áreas de tecnologia, inovação e os vencedores desse campeonato é importante dizer que receberão do governo do Estado, por meio da Setec, as passagens aéreas para representar o nosso Estado na etapa nacional que acontecerá no Espírito Santo em outubro”.
Durante as provas, os participantes vivenciaram experiências que incentivaram a colaboração, a troca de conhecimentos e a busca por soluções inovadoras. Cada equipe apresenta seus projetos por meio de artigos, vídeos e banners explicativos, todos cadastrados no Sistema Olimpo. Augusto Gabriel, aluno do Sesi, está participando pela primeira vez da OBR.
“Até agora a minha equipe está indo bem. A gente está conquistando os resultados que foram esperados. A gente se esforçou muito. E até agora o campeonato está sendo muito bom. Está sendo bem disputado. A gente está se esforçando o máximo possível para chegar no pódio. Até agora a gente conseguiu conquistar o primeiro lugar”.

Voltada para alunos do ensino fundamental, médio, técnico, graduação, pós-graduação e também pesquisadores, a mostra valoriza os trabalhos acadêmicos e práticos desenvolvidos ao longo do ano letivo.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários