Amapá sedia Encontro Regional para fortalecer ações sustentáveis na Amazônia
- svioalmd4
- 7 de out.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Iniciou na segunda-feira (6), no Amapá, o 4º Encontro Regional de Governos Locais pela Sustentabilidade – ICLEI. O evento internacional reúne gestores públicos, especialistas, pesquisadores e lideranças da região amazônica para debater soluções sustentáveis frente aos desafios urbanos e ambientais da Amazônia.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Gutemberg Silva, o encontro fortalece a articulação entre governos em torno de soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas, a ampliação da economia verde e o estímulo à inovação e à conservação da biodiversidade.
“O Estado hoje é um evento de preparo, de debate, de reflexão sobre as ações que o Amapá tem feito em parceria com o ICLEI, que é uma consultoria, uma organização internacional contratada pelo governo do Estado, para ajudá-lo na sua pauta prioritária que vai ser apresentada na COP 30, pauta que envolve povos tradicionais, justiça climática, as comunidades ribeirinhas, a nossa questão energética colocada em questão, a ciência e tecnologia também colocada como pilar. Portanto, este evento hoje marca mais um momento de preparo do governo para a pauta que é extensa dentro da COP30”, detalhou Gutemberg.
A programação conta também com painéis temáticos, oficinas técnicas e visitas de campo, com foco em boas práticas de gestão pública e conservação ambiental. Segundo o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, o objetivo é discutir como a agenda climática pode impulsionar o desenvolvimento territorial e urbano da Amazônia, em preparação para a COP 30.
“A gente está reunindo os associados do ICLEI, que é a maior rede de governos subnacionais do mundo, que estão na Amazônia, então eles estão representados aqui para discutir exatamente como a agenda climática pode favorecer o desenvolvimento territorial e urbano no contexto amazônico. Esse é o quarto encontro do ICLEI na Amazônia, a gente já esteve em Barcarena, em Boa Vista, em Porto Velho e agora aqui em parceria com o governo do Estado do Amapá, com a Fapeap. O ICLEI representa os governos subnacionais do mundo todo perante essas três grandes agendas que emergiram da Eco 92, a agenda do clima, da biodiversidade, do combate à desertificação e ele se configura como a associação global de governos subnacionais. Então o ICLEI apoia a implementação dessas agendas em nível local”, explicou Rodrigo.
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global com mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. A rede e sua equipe de especialistas atuam de forma colaborativa, oferecendo conhecimento, parcerias e capacitação para promover transformações sistêmicas em prol da sustentabilidade nas cidades.
A programação encerra nesta quarta-feira (8), no auditório do Museu Sacaca, em Macapá.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários