Amapá se destaca na redução do desmatamento
- jamilemoreira6
- 9 de nov.
- 1 min de leitura
Edy Wilson

O Amapá registrou queda de 48,15% no desmatamento entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O estado teve a segunda maior redução percentual da Amazônia Legal, atrás apenas do Tocantins (62,5%).
O levantamento do Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes) apontou que a área desmatada na Amazônia nesse período foi de 5.796 km², o menor índice registrado em 11 anos. No Amapá, a redução ocorreu principalmente em áreas protegidas, como parques, reservas biológicas e terras indígenas, resultado de ações de fiscalização rigorosa, monitoramento em tempo real e políticas de incentivo à agricultura familiar e à sociobiodiversidade.
Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, “O Amapá mostra que é possível conciliar desenvolvimento com conservação”.
Apesar da queda expressiva no Amapá e em Tocantins, o ranking do INPE aponta que os estados mais desmatados da Amazônia são, nesta ordem: Pará (12,4%), Amazonas (16,93%) e Maranhão (26,06%), mostrando que a preservação ainda é um desafio para grande parte da região.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários