top of page
720X450.gif
Buscar

Amapá registra queda nos números de queimadas

  • svioalmd4
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura

Brenda Soares*


BOMBEIRO
A pesquisa indicou, ainda, que, em 2025, foram registradas 265 ocorrências
A pesquisa indicou, ainda, que, em 2025, foram registradas 265 ocorrências

O número de queimadas no Amapá apresentou queda em 2025, de acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no último dia 30 de outubro. Até o dia 29, o estado contabilizou 387 focos de incêndio, número inferior ao registrado no mesmo período do ano anterior.


Os números apresentados são resultado das estratégias de monitoramento, fiscalização e conscientização desenvolvidas em todo o Amapá. A pesquisa indicou, ainda, que, em 2025, foram registradas 265 ocorrências de combate direto a incêndios florestais e 1.214 ações preventivas, como palestras, instruções e atividades educativas.


Além das ações de combate empreendidas pelo Corpo de Bombeiros do Amapá, o tenente-coronel Sandro Sanches destaca a importância da conservação e preservação por parte dos cidadãos.


Tenente-coronel Sandro Sanches
Tenente-coronel Sandro Sanches

“É muito importante que a comunidade, a sociedade amapaense, entenda a prevenção, e o que a gente orienta é que a sociedade nos ajude nessa questão. Primeiro, não queime lixos, não queime entulho, não queime folhas. O terreno, a sua área, ela precisa estar limpa, óbvio, todos os anos, mas principalmente essa área, porque esse lixo pode queimar e ele vai queimar, mesmo que involuntariamente, uma faísca que eventualmente atinja esse lixo, esse entulho, ele vai queimar e vai virar um incêndio de grandes proporções. Então, a gente orienta que a comunidade nos ajude a evitar esse incêndio e conduza o lixo de uma forma adequada”.

Com a chegada do período de estiagem, aumenta o risco de queimadas, incêndios florestais e de problemas respiratórios causados pela fumaça. Diante desse cenário, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá reforça uma série de orientações à população para prevenir ocorrências.


Entre as principais recomendações estão: evitar atear fogo em lixo, terrenos baldios ou áreas de vegetação; não realizar queimadas para limpeza de terrenos — prática proibida por lei, sujeita a multas e responsabilização criminal — e procurar meios seguros e legais para o descarte de resíduos.


Período de estiagem, aumenta o risco de queimadas, incêndios florestais e de problemas respiratórios.
Período de estiagem, aumenta o risco de queimadas, incêndios florestais e de problemas respiratórios.

A corporação também alerta para o perigo de jogar vidro ou metal em vias públicas, já que esses materiais podem concentrar a luz solar e provocar focos de fogo. Outra orientação é não descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias ou terrenos.


Além das medidas preventivas, o Corpo de Bombeiros recomenda manter-se bem hidratado, arejar os ambientes e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, mais vulneráveis à fumaça.


Em casos de incêndio ou fumaça suspeita, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.


*Estagiária sob supervisão


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page