top of page
720X450.gif
Buscar

Amapá registra mais de 34 mil chamadas de urgência e emergência no 1º semestre de 2025

  • svioalmd4
  • 26 de ago.
  • 2 min de leitura

Brenda Soares*


CIODES
Registro de denúncias por poluição sonora foram os mais frequentes no primeiro semestre
Registro de denúncias por poluição sonora foram os mais frequentes no primeiro semestre

O Amapá registrou 34.168 chamadas de emergência no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). O órgão é responsável por centralizar os atendimentos de urgência realizados por meio dos números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 181 (Polícia Civil) em todo o estado.


No período contabilizado pelo Centro, as denúncias por poluição sonora foram as mais frequentes, com registro de 7.694 chamadas. Outro número que chama a atenção são os atendimentos por violência contra a mulher, com 3.812 ligações.


A assessora do Núcleo de Estatísticas do Ciodes, Janaína Andrade, destaca que outra estimativa alta e que preocupa os responsáveis pelo Centro são os trotes, com identificação de 3.827 ligações falsas realizadas e registradas no sistema.


“Infelizmente, ainda há um número muito alto de trotes para o Centro. No universo de pouco mais de 30 mil ocorrências registradas no primeiro semestre, nós ainda tivemos um número muito elevado de ligações que eram trotes, que não eram ocorrências reais ou de pessoas que ficam ocupando uma linha, ligando repetidas vezes”.

Segundo a assessora, um dos projetos de combate a essas práticas é o programa educativo "Alôzinho", que prioriza a conscientização da sociedade, principalmente das crianças, e também a ferramenta GT-LOC, que permite identificar de onde vem a ligação.


“Nós temos um programa educativo, que é o ‘Alôzinho’, que vai até as escolas, faz essa orientação com as crianças em relação ao quão prejudicial o trote é, que as crianças não façam, não pratiquem esse tipo de ato. Nós estamos agora também com uma ferramenta que é o GT-LOC, que possibilita localizar de onde está partindo aquela ligação, aquele chamado de emergência”.

O Ciodes alerta que, quando uma ligação falsa é realizada, ela ocupa uma linha de atendimento que poderia estar sendo utilizada por uma pessoa em situação de emergência, o que provoca atrasos e pode colocar vidas em risco.


Demais atendimentos listados pelo Centro foram: 3.008 averiguações diversas; 1.811 acidentes de trânsito com vítima; 1.443 registros de ameaça; e 1.097 ocorrências de captura ou resgate de animais.


*Estagiária sob supervisão


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page